Para as mães / P.S. para ler, aprender, exercitar e lembrar todos os dias.


Faço hoje às mães dois pedidos e dois agradecimentos:
Meu primeiro pedido às mães é para que cultivem a paciência. Paciência nas noites mal dormidas pelo choro do bebê, com as birras e teimosias dos menores, com as discussões muitas vezes sem causas dos adolescentes e até mesmo com a aparente ingratidão e distanciamento dos filhos adultos.
Meu segundo pedido é para as mães que permitam que seus filhos levem a vida escolar como podem, como conseguem no momento. Eles não precisam gostar de ir para a escola, não precisam tirar boas notas. Eles precisam aprender, ter curiosidade, vontade de saber mais.

 Agradeço ás mães que não caem na tentação de acompanhar cada passo da vida escolar do filho. E agradeço principalmente àquelas que consideram os ensinamentos das virtudes, da honradez, da mora e da ética mais valiosos que qualquer outra coisa.
Agradeço às mães que aceitam os filhos quando eles não são, se tornam, ou agem de modo muito diferente do que almejavam ou esperavam.
Meu agradecimento às mães pela amorosidade aos filhos, a generosidade, o sacrifício por eles feito na surdina, sem que ninguém soubesse, a busca quase desesperadas das melhores soluções quando elas enfrentam problemas aparentemente insolúveis com os filhos. E por nunca terem desistido.´´

Da genial e imprescindível educadora Rosely Sayão em sua coluna de hoje na Folha de São Paulo.






2 comentários:

Helena da Silveira disse...

Muito lindo e verdadeiro esse texto! Embora ainda no início da semana, desejo FELIZ DIAS DAS MÃES para todas nós. Bjs, Helena.

flá disse...

Sempre grata à minha mãe por tudo: por ter me dado a vida e a alma!!!
Bjs, Kika.