É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã

Fim de semana passado meu filho caçula viajou para o sítio de um amigo. Meu filho mais velho está estudando no Canadá. Minhas lalás estavam todas trabalhando. Passei o sábado e o domingo only by myself. De noite falei para o meu marido que deveríamos ter tido mais filho, que casa vazia é uma tristeza, que gosto de casa cheia, que isso, que aquilo, que família tem que ser grande, que família tem que ser igual aquelas italianas, cheias de gente berrando.
Então ele me lembrou que há poucos anos atrás, quando meus filhos eram pequenos, tudo o que eu mais queria era um fim de semana de sossego! Meninos na casa da avó, da tia ou na fazenda eram um sonho de consumo! Um sábado só para mim era um luxo!
Platão, filósofo da antiguidade, dizia que o segredo da vida é sabermos que o que temos hoje não teremos mais amanhã. Por isso devemos amar o hoje. Frejat, do Barão Vermelho também sacou que ''é preciso saber viver'', que aproveitar o que se tem hoje é o grande barato. E outro filósofo dos tempos modernos, Renato Russo, cantava com poesia que ''é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar para pensar, na verdade não há.'' Grande Renato.
Estou apenas filosofando e falando para as lalás que tem filhos pequenos, que estão exaustas, que sonham com o dia em que eles vão crescer, que querem folguistas até no dia 25 de dezembro (eu tinha...), que estão loucas para despachar os filhotes para a casa da sogra, que estão sem paciência, que acham que a vida nunca mais será a mesma: não será mesmo. Nem melhor, nem pior. Apenas diferente. Porque quanto mais eu olho ao meu redor, mais eu percebo que as pessoas realizadas são aquelas que souberam passar por todas as fases da vida, sabendo que aquelas eram fases, e que iriam passar. Portanto seria bom aproveitá-las com os ônus e os bônus. Porque se temos uma certeza nesta vida, é que o amanhã nunca, jamais, será igual ao hoje.









21 comentários:

Anônimo disse...

Isso mesmo, tudo é fase. E como diria um velho conhecido: "tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o trocador".

Anônimo disse...

Demais Kika, otima reflexão, ainda mais nesta correria do dia a dia.
Adorei parar para pensar, refletir e chegar a conclusão que tenho que desacelerar e parar de questionar as situações.
Curtir o hoje com mais alegria, leveza e tranquilidade.
Beijos

Anônimo disse...

Kika, você brilhou!!!!sábias palavras.

Unknown disse...

Sabedoria!

Louise disse...

Kika,
Melhor post seu ever!
E olha que amo seus posts com muito raras salvas e honrosas excessões.
Mais uma vez parabéns pela sensibilidade com lucidez.
Estava precisando deste recado, vc foi um instrumento.
Merci!
Abraço carinhoso,
Louise

luciana m baptista disse...

kika, que bom começar o dia assim. seu blog é completo. minha leitura diaria. porque vc não escreve num jornal ou revista?
beijo de sua sempre fã, Luciana

Anônimo disse...

Porque você passa a impressão que seus filhos são um fardo?
Você nunca inclui seus filhos em seus passeios culturais, adora "despacha-los". Ter sempre um batalhão de babás e ajudantes sempre a mão enquanto você está cansada e sem paciência é muito comodo.

Unknown disse...

Kika, sei o que você esta sentindo. Eu não tenho filhos. Moro numa casa enorme só com meu marido. Os dias mais felizes são os dias em que meu enteado pre adolescente terrível esta conosco. Olha, ele é bem terrível! Kkkkkkkk!!!

Anônimo disse...

Adorei o seu texto.penso exatamente como voce.estou na fase dos filhos adolescentes.
Quando olho para o quarto todo baguncado, penso:
- Sera que um dia eu vou ter saudades disso?
Pior que terei!!!

Bjs
Daniela

Anônimo disse...

Anônimas queridas!
Obrigada pelos elogios!!!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Luciana, querida!
Muito obrigada pelos elogios!
Beijos super carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Gabriela, querida!
Aproveite então seu enteado porque um dia ele também vai crescer e vocês estarão sozinhos de novo! Alone again, naturally!
Beijos carinhos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Daniela, querida!
Com certeza você terá!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido da ´´impressão´´!
Acho que você não me conhece... não que eu seja um boa mãe, longe disso, mas sou louca pelos meus filhos! E sim, pasme, tenho babá até hoje! A babá do meu filho mais velho está comigo até hoje, louvado seja! E sim, tive folguistas, e sim, houveram dias que eu queria despachá-los para a casa da avó! Mas nunca houve um único dia da minha vida que eu os achasse um fardo. Pelo contrário. De todas as companhias do mundo a que eu prefiro é a deles. E - por isso vejo que você não me conhece - meu filho mais velho é minha companhia nos cinemas, livrarias, óperas, almoços. É com ele que troco idéias, falamos de política, história e da vida. Meu filho caçula é minha companhia constante, ainda que ele não goste tanto, mas me divirto com ele todos os dias! De tudo, na única coisa que você tem razão é que quase nunca posto fotos deles. Eles não gostam. Não é a praia deles. Meus filhos são simples, alegres, divertidos, amigos, simpáticos, tem um bom coração (nem parece que são meus filhos, puxaram o pai!), mas detestam qualquer coisa que seja ´´aparecer´´, ´´mauricinho´´, ´´frescura´´. E o blog para eles é mais ou menos isso. E por último, uma mãe exausta não é necessariamente uma boa mãe. Conheço mães maravilhosas que tiveram babás, conheço outras também maravilhosas que não tiveram nenhuma ajuda. Conheço mães que tiveram tudo, e são um horror e conheço outras que nunca tiveram babás e são péssimas mães. Não, anônima, não é babá ou a falta dela que faz uma boa mãe. Sabe porque? Porque não existe fórmula, nem regra, nem livro de auto ajuda que nos ensine a ser uma boa mãe. Existe a vida que tivemos, nossas experiências, nossos erros, acertos. Existe sim, filhos felizes, famílias calorosas e mães realizadas.
Beijos super carinhosos,
Kika Gontijo

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com o que vc escreveu! Tenho três filhos adolescentes e, atualmente, não raras vezes, me vejo sozinha nos finais de semana. Penso: eu queria tanto um final de semana sozinha com meu marido quandos os filhos eram pequenos e, agora, fico triste quando meus meninos saem... Por isso, digo sempre: APROVEITEM SEUS FILHOS ENQUANTO ELES AINDA SÃO PEQUENOS!!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Você brilhou de novo. Bjs

Fabiana D disse...

Amei o post, Kika! Sempre bom ser lembrada sobre o o foco no presente! Beijos!

Unknown disse...

Eu heim... Mulher doida! Haja paciência heim Kika! Eu não tenho filhos mas se tivesse teria babás em turnos ininterruptos de revezamento! E quer saber? Não teria a menor pretensão de ser uma mãe maravilhosa. Isso sim é um fardo para os filhos: a mãe profissional. Uma conta que eles nunca poderão pagar. Cruz credo!

Anônimo disse...

Oi Kika , post maravilhoso !!!!
Ótima reflexão !!
Sempre fui super Mãe , o Pai dos meus filhos Alte. sempre viajando !!! passou 2 anos comandando a Estação Brasileira na Antártica , não era fácil não !!! rs..
criei sózinha mesmo.... minha Fám mora em SSA .
Olha , foi a melhor parte da minha vida , aproveitei tds as etapas .
HJ , entraram na fase adulta , o Filhote morando em SP c/ 27 aninhos e a minha Boneca Lalá ( sim eu tenho a minha Lalá , que em breve vc vai conhecer.. se Deus quiser , vou deixar vc . depois analisar , KKKK
Só vou dizer que sinto uma saudade ENORME deles pequenos apí meu DEUS .. rezo tds os dias p/ o Lucas voltar p/ o Rio , KKKK falam0os duas vxs por dia tds os dias , KKKK
E a Lalá vc sabe viajando pelo0 Brasil fazendo as provas..
Nem quero comentar mais pq. já estou aqui chorando , KKKK vc pegou o meu pto fraco HJ !!!!! Rs...
Aproveitem MUITO quem tem seus filhotes pequenos passa tão rápido , Rs..
Ótimo Final de Semana KIKA ,
Márcinha

Martha moreira Wanderley disse...

Kika ,
Adorei sua colocaçao…sua resposta … madura como vc !!!
Te conhecendo ,como conheço ,nåo tenho duvidas da sua presença constante na criaçåo de seus filhos !!!
Esteja certa e preparada…cada fase da vida e uma experiencia ,filhos nos ensinam mt ,procure dividir com êles sua sabedoria e o que eles trazem para nos atualizar !
Somos de familia numerosa e alegre ,por isso sei o que está sentindo …bjs com carinho

Anônimo disse...

Kika ,
Adorei sua colocaçao…sua resposta … madura como vc !!!
Te conhecendo ,como conheço ,nåo tenho duvidas da sua presença constante na criaçåo de seus filhos !!!
Esteja certa e preparada…cada fase da vida e uma experiencia ,filhos nos ensinam mt ,procure dividir com êles sua sabedoria e o que eles trazem para nos atualizar !
Somos de familia numerosa e alegre ,por isso sei o que está sentindo …bjs com carinho