Patrimônio

Ângela Gutierrez bem que tentou, e como tentou. Foram três anos de trabalho e negociação para que o museu que abrigaria sua coleção de Sant'ana fosse instalado em Tiradentes, na antiga cadeia pública.
Ângela jogou a toalha. ''Cheguei ao limite da minha  capacidade de atender e entender ao que eles pedem'', diz ela se referindo ao Iphan.
Comprometidíssima com a cidade de Tiradentes (onde possui casa e costumava passar longas temporadas), com o barroco, a arte e o patrimônio histórico,  Ângela tentou de todas as maneiras atender às exigências do Iphan.
O projeto do museu, de Gustavo Penna, foi desenvolvido e supervisionado por ela.
E o mais incrível: toda a coleção (de nível internacional, diga-se de passagem), garimpada por anos e composta de 270 peças de Sant'anas de valor incalculável, seriam doadas ao... Iphan!
Bom, mas nem tudo está perdido. O museu será instalado em Belo Horizonte que com toda certeza o receberá de braços abertos e salva de tiros.

Belo Horizonte e o mundo agradecem.


12 comentários:

Anônimo disse...

Absurdos de um país que não dá valor ao seu patrimônio.
Angela merece mais que salvas de tiros. E vc, Kika merece muito mais por nos manter informados e nos divertir.
Tânia

Anônimo disse...

Os interiorotas (do interior + idiotas) perdem tanto por serem ignorantes!

Maria Helena disse...

Não dá para entender mesmo! A não ser que o Iphan esteja querendo outra coisa!!!! Parabéns a Angela pela dedicaçao.. nós todos saimos perdendo !

Anônimo disse...

Êta IPHAN burrocrata!!!!

Anônimo disse...

Vamos ouvir todas as partes envolvidas e ter atenção ao divulgar estas notícias plantadas! O problema não está no Iphan e sim no Ministério da Cultura. Outras mídias confirmam a aprovação do projeto pelo Iphan, mas a resposta final é do Ministério e não do órgão. A "senhorita" Angela é mais inteligente que isso para usar este tipo de mídia para tentar manipular algo que ela quer e só está de pirraça pq outro museu foi inaugurado no fim-de-semana em Tiradentes.

Anônimo disse...

Ei Kika, conheci o museu de Angela em Ouro Preto e é uma beleza.
Uma pena mesmo que nossos governantes não ajudem quem quer nos ajudar.
Continue na luta, Angela!
beijos para vcs!
Nancy

Cris Pereira disse...

Sorte a nossa de ter uma Angela Gutierrez disposta a trabalhar por sua cidade, seu estado, a cultura desse Brasil. Quem a conhece, sabe do amor e dedicação que ela tem a Minas, à cultura, às pessoas, às causas que abraça. Quem não a conhece, basta visitar o Museu do Oratório, em Ouro Preto, e o de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em BH, pra saber e entender como ela é. Tenho certeza que, apesar dos obstáculos, ela vai conseguir levar adiante o projeto do Museu das Sant'Anas e entregar mais um trabalho belíssimo e de enorme valor cultural - para Minas, os mineiros, o Brasil.

Flavinha disse...

Bravo!

Samaritana Gontijo disse...

Anônimo do dia 18.
- Por favor se identifique
-Não fica bem usar de ironia para chamar a Angela de senhorita.
-Angela não faz museus para ela, e sim para cidadãos, que adquirem conhecimento e gosto pela nossas raizes.
-Sou tetemunha da sua luta para a implantação dos museus ( Oratório e Artes e Ofícios)
-Os orgão públicos deste pais, cada vez mais burocráticos e vazios de ideais ficam dificultando o bem para povo, enquanto embarreirados em sua escrivaninhas deixam nosso patrimônio se acabar.

Anônimo disse...

Façamos um movimento, enquanto a França recebe Angela Gutierrez no Grand Palais de Paris, Tiradentes aqui tão perto fica dependendo de políticos. OHHH raça maldita.

Anônimo disse...

Alguem acha que Angela precisa plantar notícias? Ela é o que sabemos, BGBC

Anônimo disse...

Que pobreza de espírito desta que nem se identificou.