Tudo vale a pena



´´O que torna um homem grande? Sua capacidade de realizar aquilo que existe no seu pensamento.´´
F. Scott Fitzgerald



Dr José Salvador recebeu na noite desta terça feira, a medalha JK na Associação Comercial de Minas Gerais.

Pra lá de merecido. Dr Salvador transformou o sonho de um jovem médico e de sua esposa, num dos maiores conglomerados médicos do país. 
A missão agora é preparar a terceira geração Salvador para seguir adiante, como ele próprio relata em seu emocionante discurso:

Parabéns, Dr e Dra!!!! Sou fã desta família!!!

´´Antes de iniciar o meu discurso, gostaria de convidar para subir ao palco minha esposa, Norma, e nossos filhos Henrique, Renato, Maria Norma e Márcia, para me apoiarem e participarem desta cerimônia. 
Agradecemos à ACM por essa honrosa homenagem que recebo nesta noite: Ordem de Mérido Empresarial Juscelino Kubistcheck. (...)
Gostaríamos de, nesta noite, compartilhar com vocês alguns preciosos ensinamentos. Muitos deles foram, e são, importantes, inesquecíveis e decisivos. Porém, como o passar do tempo é escasso, tivemos que selecionar alguns que nos parecem mais marcantes, como forma também de homenagear e agradecer a todos vocês e à Fundação Dom Cabral que tanto nos tem ensinado:
1) Produtividade, inovação, superação são estímulos para o sucesso;
2) Histórias de sucesso inspiram e estimulam. Histórias de fracassos, ensinam;
3) Nenhuma empresa dever ser somente um local de trabalho insensível, frio, mas sim, uma extensão social, cultural e familiar. Um veículo para estimular seus participantes a evoluírem, crescerem e se realizarem. Uma empresa não é só prédio que abriga sua sede, sua logomarca, seu patrimônio tangível, sua tradição ou suas ações na bolsa. Empresa modelo, é também principalmente um conjunto de pessoas, desejos, ideias, sonhos e metas. Crendo e praticando isso, criaremos um ambiente saudável, agradável, alegre, estimulante e sustentável.
4) A época mais perigosa e temerária numa empresa é quando estamos acomodados e impassíveis, em consequência e diante de viver uma boa situação financeira;
5) A empresa que vai bem e tem bons resultados sendo duradoura a longo praza é aquela que, segundo o nosso Henrique, suspeita que poderia ir mal! Que percebe que corre riscos diante da acomodação e busca melhorias contínuas para evitar a decadência e o fracasso.
6) Charles Darwin descobriu, comprovou e sentenciou: ´´Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas sobretudo o mais flexível, o que responde melhor e se adapta melhor. Este conceito é atual, verdadeiro e válido;
7) Se os líderes das empresas errarem ou fracassarem ao recrutar novos e bons profissionais, nenhuma estratégia, nem com a ajuda dos melhores consultores poderá salvar a empresa. 
8) Acrescente a tua sabedoria e ao teu projeto de vida uma semente de idealismo, sonho e um pouco de loucura. ´´Somos todos anjos de uma asa só. Voamos quando abraçados uns aos outros´´.
9) Aprendemos na ACM que nas empresas a gestão profissional é problema impossível, nem difícil. Temos que buscar e encontraremos certamente competência no mercado. Entretanto, embora trabalhosos, é importante descobrir, formar e desenvolver novos talentos.
10) Todos os pais enviam seus filhos à escola. Poucos, muito poucos os ensinam a trabalhar. Eu e Norma pertencíamos a segunda categoria;
11) No Mater Dei a sucessão da primeira para a segunda geração foi feita de maneira previsível, preventiva e programada; Parabenizo todos os meus filhos pela competência, atitude, integridade, ética, dedicação, trabalho, sucessos comprovados neste período. Ouso afirmar que dificilmente, outros desenvolveriam melhor trabalho.
12) Nosso processo sucessório para a terceira geração, realizador com o auxílio da FDC está sendo feito no momento certo. 
Acredito que na vida, o maior estímulo vem da própria jornada, sobretudo se ela tiver sentido, um ideal e um propósito e sem jamais se apequenar. Creio que aprender a viver bem é necessário, um privilégio e uma sabedoria. A morte é reflexo e consequência da vida vivida. Não nos tornamos outra pessoa no momento da morte. Quem viveu bem, morre bem. Quem viveu mal, morre mal. 
Sempre preferi ser velho por menos tempo a ser velho antes de sê-lo. Acredito que ser velho é aquele que supõe que sabe de tudo.
Tenho mais medo da cegueira que me impediria de ler, do que da morte. A leitura é uma necessidade vital e seus benefícios são hoje cientificamente comprovados para o cérebro e para  a vida. Ler amplia os horizontes. E é tão importante quanto o ar que se respira, a água que se bebe e o alimento que sustenta o corpo.
Considero o Mater Dei grande e pequeno. Grande para administrar, mas ainda pequeno para atender a todos os que necessitam de cuidados e de uma boa assistência médica. Daí nossa opção pelo crescimento. Com o passar dos anos nos tornamos a Rede Mater Dei de Saúde. A quarta unidade está sendo construída entre as cidades de Betim e Contagem. Estou certo de que várias outras unidades surgirão no futuro.
Meus amigos, ter um ideal na vida é uma necessidade, mas também um privilégio. O ideal Mater Dei gera uma força e energia telúrica que parece nunca se esgotar. Esta força e energia estão impregnados na convicção e na crença dos enormes benefícios do exercício da prática da medicina ética, altruísta e humana. Força e energia que  contaminam os que trabalham no Mater Dei: médicos, profissionais de saúde e todos os colaboradores desde o mais humilde ao mais famoso. Força e energia que,  segundo Márcia, impulsionava sempre Juscelino Kubistcheck. Daí toda a sua energia criativa e determinação quando em 5 anos, fez 50 anos de progresso. Força e energia que me mantém ativo, atuante, com fé e esperança no Brasil. Com amor e determinação no coração, mesmo após completar 86 anos de idade.
Então, para finalizar, penso ser apropriada a pergunta: gente, valeu a pena?
A resposta certa está mais uma vez no imortal Fernando Pessoa: ´´Tudo vale a pena, se a alma não é pequena´´.





Nenhum comentário: