Eu, Sofia, o Cão e o Lobo

Minha pequena amiga, Sofia, estuda na escola Móbile em SP.
Sim, Sofia tem 9 anos e é minha BFF. Nos damos muito bem, acreditam?
Outro dia Sofia e seus colegas receberam um desafio ´´pensante´´: eles teriam que escolher entre ser o Lobo ou o Cão. E usar argumentos bem fundamentados para explicar cada escolha.
O Cão mora com seu dono e precisa dele para se alimentar. Vive preso, mas o dono o solta quando precisa que ele tome conta da casa. Se o dono viajar, o cão fica sem comida. Ele precisa do dono para se alimentar. O cão vê o lobo pela grade do portão. Mas ele não pode sair. Se chove, o Cão pode se proteger em seu canil. O Cão toma banho sempre que o dono dá. Se adoecer, o dono pode lhe dar remédio e levá-lo ao veterinário. Mas se o dono sumir, o cão morre de fome, porque ele não sabe conseguir a própria comida. E o mundo lá fora? Não, o Cão não conhece. Só se o dono quiser levá-lo para passear. As vezes o dono faz um carinho no Cão.

O Lobo mora na mata. Ele não tem dono. Sua comida é ele mesmo que tem que se virar para conseguir. Se chove, ele tem que procurar abrigo, ele não tem canil. O Lobo vê o cão através da grade. Ele não pode entrar na casa do Cão. O Lobo conhece o mundo. Ele faz o que ele quer, na hora que quer. Mas se ele não se organizar, ele fica sem comida, porque o Lobo não tem ninguém para alimentá-lo. O Lobo não usa coleira, ele pode ir para onde quiser. O dono do Cão não gosta do Lobo... porque o dono acha que o cão pode querer  fugir. O Lobo não precisa fugir, porque ele já vive livre.
Sofia escolheu ser o Lobo, claroooooooooooo! Ela é filha da sua mãe, Clíssia, neta de dona Chichica e minha amiga! Não poderia ter feito outra escolha.

E você? Seria o Cão ou o Lobo?






3 comentários:

Anônimo disse...

Menininha esperta. Liberdade é o melhor dos valores.

Helena da Silveira disse...

Lobo é claro! E SEMPRE!

Unknown disse...

Eu, mãe orgulhosa da "minha lobinha".