Bom Programa


Vocês já ouviram falar em Gisberto Salce Junior?
Nem eu, até ontem.
Até assistir a excelente ´´Gisberta´´,  no CCBB.
A peça conta a trágica história da transexual brasileira brutalmente assassinada na cidade do Porto em 2006.  A morte de Gisberta chocou Portugal e foi responsável por uma profunda transformação na sociedade portuguesa em relação ao direito dos gays, transexuais e das minorias de um modo geral.
Nos anos que se seguiram à morte da brasileira, o legislativo português criou uma série de leis voltadas para a igualdade de gêneros, com o objetivo de garantir as pessoas trans maior acesso à Justiça, à educação e ao emprego. Além disso, foi aprovada a concessão de asilo a transexuais estrangeiros em risco de perseguição.
Luis Lobianco, o único ator em cena, interpreta magistralmente os personagens que conviveram com Gisberta, desde a infância em São Paulo, até a fama na Europa. Embora a história seja trágica, a peça é divertida e emocionante.  Mérito de Luis, que ora se transforma em um travesti, ora na irmã afetuosa, ora nos carrascos de Gisberta, com um talento grandioso.  Ora nos fazendo rir, outras nos fazendo chorar.
A produção de Claudia Marques  é impecável e  a direção é de Renato Carrera é perfeita. Ao fim do espetáculo, Lobianco foi aplaudido de pé por mais de 10 minutos. Merecidamente.
A peça fica em cartaz até fevereiro no teatro do CCBB.
O Bom Programa de sábado inclui uma volta pela Praça da Liberdade antes da peça começar e um jantar demorado no Café com Letras depois. 
Tem coisa melhor para um sábado?









Nenhum comentário: