Presos no Paraíso



“Quando tanto se discute sobre a identidade de uma literatura policial genuinamente brasileira, ambientar um crime em Fernando de Noronha, um microcosmo brasileiro, é um gol no primeiro minuto de jogo. Uma ideia brilhante, com descrições saborosíssimas, que dão uma cor única ao romance”
Tony Belloto sobre o livro Presos no Paraíso, nosso próximo livro do Clube do Livro.


Um romance policial genuinamente brasileiro, com final surpreendente e ambientado em um dos destinos turísticos mais cobiçados do país: Fernando de Noronha. Assim é Presos no Paraíso, estreia na ficção do jornalista Carlos Marcelo, também conhecido como autor da biografia Renato Russo: o filho da revolução e coautor do livro-reportagem O Fole Roncou! uma história do forró, finalista do Prêmio Jabuti 2013)

O livro narra a trajetória do historiador Tobias que, após concluir trabalho de documentação fotográfica para uma agência de turismo, passa por momentos de tensão em um cenário paradisíaco. Quando dois antigos moradores são encontrados mortos lado a lado, o delegado Nelsão recorre às lentes de Tobias para ajudá-lo na coleta de provas para a investigação do misterioso crime.

Além de mostrar um lado pouco explorado de um dos destinos turísticos mais admirados do país, Presos no Paraíso investe na alternância de pontos de vista e tempos narrativos. Enquanto Nelsão avança na investigação com base na experiência profissional, Tobias narra o contato com ilhéus, turistas e o envolvimento com Lena, gerente da pousada onde ele se hospedou. Pelos olhos do visitante, conhecemos também aspectos sombrios da ilha, como as ruínas de presídios e desavenças provocadas por religião, sexo e poder.


“Os dramas de seus personagens são os mesmos dos grandes personagens da literatura universal, mas ambientados em uma realidade brasileira, em uma trama de suspense” - Milton Hatoum





Nenhum comentário: