Foi um Rio que Passou nas nossas vidas

Maria Eugênia Couri abriu as portas de sua casa  e deixou entrar o Clube do Livro e o Rio de Carla Madeira.

Foi uma das mais emocionantes noites do nosso Clube, e olha que já tivemos noites e mais noites emocionantes...








Quando me indicaram o romance de Carla, confesso que não quis lê-lo logo de cara. Porém, tenho o péssimo hábito de ler sempre (sempre mesmo), a primeira página e a última antes de começar um livro.
A primeira palavra do livro de Carla é ´´puta´´. E última é ´´Deus´´.  Fiquei estarrecida.  Não precisei  de mais nada para começar a ler Tudo É Rio imediatamente. O que será que essa autora vai colocar entre essas duas palavras? Comecei a ler as 16:00 e à noite já terminado... e não sabia o que fazer com aquele livro nas mãos. Queira ligar para todo mundo e dizer: ´´Que livro!!!!!!´´.
Li, reli e li de novo. Li três vezes. Chorei, sorri, me emocionei. Falei do livro durante uma semana para todo mundo. Passei Guimarães Rosa para o andar de baixo e subi Carla Madeira para o topo da minha mesa de cabeceira. Me desculpe Rosa, mas achei uma substituta para você.


















O livro de Carla foi talvez a única unanimidade do nosso Clube em 7 anos. Não teve quem não se emocionasse com a história improvável de Lucy, Venâncio e Dalva.


A carta de Aurora para a filha Dalva está guardada no meu celular, copiada na minha Moleskine de Pensamentos, gravada na minha cabeça e  no meu coração.
Para mim, foi das coisas mais tocantes que já li em anos e olha que eu leio!












E, nesta noite maravilhosa,  com direito a jantar de comer de joelhos preparado pela dona da casa, um vinho divino, flores e mais flores para nossa autora, lágrimas, lágrimas e lágrimas, emoção, Deus e esperança, descobrimos o melhor do livro: Carla, a autora.
Não existe uma grande história sem ter alguém grande também para contá-la. 
Carla é o Rio. O Rio doce, delicado, feminino. O Rio forte, firme, intenso, caudaloso. O Rio que escorre, inunda, mata, enxarca, rega, faz crescer, florescer, dá vida e esperança.  O Rio que as vezes desvia, contorna, enfrenta, suaviza, enfurece. O Rio que segue.

E ainda bem que o Rio segue, porque esse foi apenas o primeiro romance da autora! E tivemos a honra e o privilégio de ouvirmos a leitura do segundo romance de Carla ... 
posso garantir que depois deste rio, vem por aí um oceano. Que venha logo, Carla Madeira!
´´Madeira Bruta e esculpida, não pare mais de escrever. Continue!´´
Continue a nos mostrar que existe o bom ao lado do ruim, o claro e o escuro e que os dois nos fazem humanos. Que Deus está ali, mas pode estar em outro lugar. Que o ódio e o amor são necessários. Que o perdão chega e desembrutece tudo. Que o tempo não cura nada, o tempo só coloca as coisas no seu devido lugar. Que o preconceito é desumano, tolo e cruel. Que o Rio segue pelo ´´caminho alagado que traz a promessa dos corpos úmidos. E que Deus está de volta´´.































































































































9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vc tem bom gosto mas desta vez exagerou. O livro da Carla deve ser realmente lindo, emocionante etc etc mas compará-la à Guimarães Rosa ou substitui-lo já é demais

Anônimo disse...

Kika: 1) casa de Maria Eugenia é maravilhosa. 2) liguei para comprar o livro e não achei como faço? 3) vc como sempre a rainha do charme 4) só para te lembrar que estou na fila do Clube tem 3 anos mas vc passa todo mundo na minha frente

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido das 19:42!
Livros a gente não compara. A gente lê, escuta e sente. E depois disso, a gente coloca o livro na prateleira da alma, onde em cada momento da vida, ele pode subir ou descer, ficar junto com outros, reinar sozinho ou até mesmo ser descartado. Não estou comparando dois grandes escritores, estou dizendo que para a minha alma, Aurora, Venâncio e Dalva fazem mais falta.
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido!
1 - simmmmmmm! A casa da Maria Eugênia é uma coisa!!! Deslumbrante!!! Um dia, se ela deixar, eu mostro para vc!!!
2 - o livro Tudo é Rio pode ser encontrado na Quixote Livraria (Savassi e Mercado Grano);
3 - Muito obrigada pelo elogio, mas são seus bons olhos;
4 - realmente o nosso Clube tem uma fila bem longa de espera, que espero resolver em breve. Por enquanto somos 25 pessoas e só entram outras quando alguém sai, infelizmente...
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Unknown disse...

Querida Kika, querido clube do livro, obrigada por sua palavras extremamente generosas. Foi uma experiência arrebatadora ouví-las. Ver como cada uma entrou nesse rio, reconhecer meus personagens depois que eles foram de vocês. Quando um livro vai para a mão dos leitores ele deixa de ser do autor, cada um construirá um sentido, verá de um determinado lugar as tramas, os dramas, os personagens. Neste sentido, gostei muito dos livros que vi em meu livro. Saio dessa experiência inspirada. Obrigada e beijos Carla Madeira

Unknown disse...

Querida Kika, querido clube do livro, obrigada por sua palavras extremamente generosas. Foi uma experiência arrebatadora ouví-las. Ver como cada uma entrou nesse rio, reconhecer meus personagens depois que eles foram de vocês. Quando um livro vai para a mão dos leitores ele deixa de ser do autor, cada um construirá um sentido, verá de um determinado lugar as tramas, os dramas, os personagens. Neste sentido, gostei muito dos livros que vi em meu livro. Saio dessa experiência inspirada. Obrigada e beijos Carla Madeira

Anônimo disse...

A casa deve ser realmente maravilhosa. Mas o encanto maior ali é a pessoa de sua dona e seus familiares, pela forma simpática e gentil, e muito acolhedora com que eles sabem lidar com as pessoas. São eles as verdadeiras preciosidades.

Anônimo disse...

Kika , querida ,
Foi realmente um rio que passou em nossas vidas e os nossos corações se deixaram levar ! Noite memorável ! As portas da minha cas estarão sempre abertas para esse Clube do Livro , da Felicidade e da Sorte !❤️
Maria Eugênia

Anônimo disse...

Que bacana Carla! Parabens. Bjo, Silvana Lage (Irmã da Miriam)