Maye Musk

Em 1949 o mundo se recuperava do fim da guerra e dos terríveis bombardeios áereos  e tudo o que todas as famílias queriam,  era sossego.
 Todas, menos a dos canadenses Wyn e Joshua Haydman.
Eles queriam voar e mostrar aos filhos que o mundo não se resumia simplesmente  à parte norte da América.
E assim eles fizeram. Mudaram-se para Pretoria, na África do Sul, e no seu pequeno monomotor percorreram toda a África e a Austrália com os quatro  filhos pequenos à bordo.
Enquanto viam o mundo de cima e mostravam aos filhos a imensidão deste planeta, os Haydman filmavam tudo. A aventura sem fronteiras rendeu um belo documentário que ganhou vários prêmios e ficou famoso no país. 

Junto com as belezas do deserto, a filha do casal também ganhava fama: Maye, uma bela adolescente de 16 anos despontava como uma beldade. Alta, loira, comunicativa e inteligentíssima, Maye disse aos pais que não queria mais voar. Queria andar em terra firme. De preferência nas passarelas dos desfiles de moda. E assim ela  fez e tornou-se uma modelo conceituada, numa época em que ser modelo não era bem uma profissão bem sucedida.

De modelo aos concursos  de beleza foi um pulo e a menina Maye ganhou a disputada  coroa de Miss South Africa em 1968. 












Alguns anos depois, Maye se casou com o brilhante engenheiro Erron Musk  com quem teve 3 filhos: Elon, Kimbal e Tusca. A carreira de modelo foi deixada de lado, mas Maye com seu temperamento forte, continuou trabalhando, desta vez lançando uma linha de produtos dietéticos.

Em 1970, veio o divórcio e Maye sofreu com a decisão dos filhos de quererem morar com o pai. ´´Foi a época mais difícil da minha vida´´, conta ela. Depois de formados, os filhos mais velhos decidiram morar  no Canadá e Maye foi junto, o que deu a ela a chance de viver  novamente com eles.







































Tendo tido uma educação informal e interessante, Maye passou para os filhos o hábito da leitura e a importância da cultura e do saber.  E teve sucesso. Seus três filhos são profissionais brilhantes.
Kimbal é um cineasta conceituado, Tusca fundou a Kitchens Food  e  Elon é o todo poderoso presidente da  gigante Tesla Motors e da SpaceX. Dizem que foi ele que inspirou o personagem do filme o Homem de Ferro. Elon, de 46 anos, foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e está na lista dos homens mais ricos do Vale do Silício.
´´Meus pais me ensinaram que o saber está na capacidade de compreender  o mundo que nos cerca. E para isso é preciso experimentar este mundo´´, disse Elon.


















Filhos encaminhados, casamento desfeito, netos pequenos, Maye decidiu que era hora de voltar aos holofotes. Com seu porte de rainha, seu farto e bem cuidado cabelo prateado,  e sua beleza clássica, ela foi contratada para diversos trabalhos como modelo, desde a GAP até a Virgins América, passando pela Swaroski e Rolex.
Aos 68 anos, linda e em forma, Maye foi capa de mais de 10 revistas, entre elas a Vanity Fair, onde foi chamada de It Girl, título que ela agradeceu, mas disse que preferia ser considerada uma ´´mulher maravilha´´.
Adepta da Yoga, da alimentação natural e ateia, Maye é a encarnação da elegância. Zero de botox, zero de preenchimento e zero de afetação. Maye é chique e ponto.
´´Maye foge completamento dos padrões das mulheres de plástico de hoje em dia. É como água no deserto´´, disse Giorgio Armani.
´´ Ela é a prova de que existem mulheres bem cuidadas, é verdade. Mas que existem mulheres que simplesmente são belas, porque junto com a beleza vem a inteligencia, a classe e a elegância´´, escreveu Patrick Demachlier na Vogue.




















´´Quando eu crescer, quero ficar igual a ela´´, disse Gwyneth Paltrow na Vanity Fair.

























Mas nem tudo são flores, afinal. Maye perdeu um neto ainda bebê o que a abalou profundamente. E embora Elon seja um gênio inventivo e bilionário, seu comportamento e suas filosofias de vida o levam a ter conflitos com a mãe e com a família.  Mas Maye parece  ´´feita de um material especial, encontrado no deserto Africano´´ , como disse sua filha, que a deixa cada dia mais bonita e com um sorriso iluminado, o que faz com todas as grandes marcas do planeta queiram tê-la como top model.

Afinal,  de artificial, já basta todas as outras milhares de mulheres no mundo.








Nenhum comentário: