Bom Programa

 O Bom Programa de sábado vai para Ouro Preto!


Dizem que não damos valor para o que está logo ao lado.
No caso de Ouro Preto, é a mais pura verdade!!!

De todas as cidades históricas que conheço, ela é minha preferida. Tiradentes é charmosa, mas Ouro Preto é nobre. Suas pedras e ladeiras transpiram história. 
Claro que a cidade vive o imenso desafio  de conservar com esmero o antigo, e ao mesmo tempo acomodar com conforto a vida moderna. Pelas suas ruas misturam-se turistas de toda parte, estudantes, comerciantes, historiadores, moradores. Não é simples fazer com que todos se entendam. As vezes as ladeiras centenárias podem se tornar caóticas, é verdade, mas basta olhar com cuidado e interesse para perceber o valor de cada porta, janela, calçada, telhado.
Como minha imaginação desconhece a palavra limite, fico andando pela cidade e imaginando todo tipo de história, vida, amores, intrigas. Quanto suor, sangue e lágrimas foram derramados naquelas ruas e vielas (sou dramática, gente!!!!!!!!).


Como eu amo a cidade, vou muito pra lá.
Sábado é um dia perfeito para este passeio. Não fica tão cheio quanto domingo e para quem quer passar o dia, é ideal. Não precisa sair cedo, já que em 45 minutos você já está no centro histórico!
Escolha roupas confortáveis, uma pashmina para a tardinha, um chapéu de panamá, e uma boa companhia, claroooooo!
Como toda cidade tombada, não é mais possível parar o carro no centro histórico, então escolha uma rua lateral à esquerda do Museu da Inconfidência. Lá é onde se encontram mais vagas.
Vá subindo a rua e chegue à Praça principal. De um lado o Museu da Inconfidência e do outro o Museu de Mineralogia. Os dois são lindos. Como já conheço de cor e salteado, não fui desta vez, mas quem nunca foi, é parada obrigatória!!!









Se você não tiver tempo e quiser só passar o dia, recomendo o Museu da Casa dos Contos. É pequeno, bem conservado e super interessante. Além disso, no anexo do Museu, tem sempre boas exposições. E o jardim que dá para o parque é um deslumbre. Se você for de tênis, vale muito dar uma boa caminhada por lá!















Para almoçar, tem o meu favorito que é o Café Geraes Escada Abaixo ou o Passo.
O Passo fica ao lado da Casa dos Contos e tem um jardim bem aprazível. Já o Café Geraes fica na rua da Direita e é um charme! Além disso, a comida é divina e o preço, justo!













Na saída da cidade, pare na Cerâmica Saramenha do Paulo Rogério. Fica no quilômetro 86 da rodovia. Sou louca por Saramenhas!!! Para mim, elas são as jóias da cerâmica!
Tenho vontade de levar todas para casa!

No fim do dia, já começa a esfriar e é hora de voltar para casa! Mais 45 minutos, e antes das 17:00 já chegamos em Belo Horizonte, ainda em tempo de fazer um programa com o marido!

Não é simplesmente perfeito?!?! Não é infinitamente melhor do que passar o sábado em Belo Horizonte sem ter nada para fazer?????


Para se divertir não é preciso muito! Basta imaginação, disposição e curiosidade!

´´Apressa-te a viver e sentir tudo o que lhe rodeia. E pensa que cada dia, é por si só, uma vida.´´
Sêneca







Nenhum comentário: