Refazenda toda guariroba

Na década de 1980, Gilberto Gil era um astro em ascensão.
Para ajudar um grande amigo que precisava de dinheiro, Gil comprou uma fazenda produtiva, de terra boa, localizada a 300 km de Salvador, na Bahia, que pertencia a este amigo.

Desprendido, Gil não ligou muito para o patrimônio e deixou o amigo e antigo dono, explorar a terra. E assim, passaram-se quase 20 anos, até que o amigo de Gil se mudou para outra fazendinha menor com a mulher e entregou as terras ao cantor.
Em 2003, então Ministro do governo Lula, e simpatizante dos movimentos de esquerda, entre eles o MST, Gilberto Gil doou a fazenda  para o Movimento dos Sem Terra. A doação foi toda feita legalmente e Gil ficou feliz em fazer a sua parte em prol do que acreditava, afinal seriam dezenas de famílias assentadas numa terra fértil onde ´´em se plantando, tudo dá´´, principalmente frutas e café.
Passados quase 13 anos da data da doação sabe quais famílias dos Sem Terra estão ocupando a fazenda? NENHUMA! Isso mesmo! A fazenda que Gil comprou com seu trabalho e doou ao MST porque acreditava no trabalho e nas intenções dos bandeirolas vermelhas, está entregue ao mato. Mato esse que cresce e está acabando com as estradas, pastos e pomares do lugar.

Aí eu pergunto: eles não querem terra? Eles JÁ tem terra!!!!!!!!!
Porque então ainda gritam e levantam bandeira? Porque não vão para as terras QUE ELES JÁ TEM, e lá vão trabalhar? Porque não vão capinar o pasto, arar a terra, tratar do gado, da criação? Porque não vão plantar, colher e cuidar? Porque não vão tirar da terra o próprio sustento? Porque ficam infernizando a vida de quem não tem nada com isso?
Só posso chegar a uma conclusão: porque eles não querem terra.
E o que eles querem então?
Ah, tirem vocês suas próprias conclusões.





Nenhum comentário: