Eterna


Carlos Drummond de Andrade falava que ´´eterno não é o que dura para sempre. Eterno é o que dura uma fração de segundos, mas fica para sempre na nossa memória e no nosso coração´´.

A noite de terça-feira do nosso amado Clube do Livro será, então eterna, porque dificilmente vamos esquecê-la.

Chegar na casa da Floresta, ouvindo o trem passar, entrar pelo jardim iluminado com velas, sentir o cheiro da comida maravilhosa, olhar as flores, sentir o vento, abraçar  as pessoas queridas ...

... e receber de braços e corações abertos nossos ilustres convidados, Afonso Borges do Projeto Sempre um Papo e Ronaldo Fraga.












O livro do mês era O Amante, de Marguerite Duras. Mas quem queria  saber de amante com esses dois gênios ao nosso dispôr????

Afonso Borges é ´´o cara´´ por trás do Projeto Sempre um Papo, um marco da vida cultural da nossa cidade. E Ronaldo ...  bem Ronaldo é Ronaldo e ponto.

Entre um bom vinho e uma sopa de bacalhau de comer de joelhos, ouvimos embasbacadas, Afonso, que em 2017 lançará seu livro de contos,  contar sobre o começo de seu projeto, os autores,  os livros, poesias.


Ronaldo nos deu uma aula de Brasil. De Minas. De cultura. De Graciliano Ramos, de Carlos Drummond de Andrade, de José de Alencar.
















E fomos percebendo ao longo da noite, o quanto o Brasil é vasto, rico e pouco conhecido. Como temos autores incríveis, uma literatura de qualidade. Histórias e casos de personagens que transformaram o Brasil e moldaram seu povo.
Podíamos ficar ali ... horas e horas, embaixo das árvores, sob a luz da lua, ouvindo os dois.
Só quem foi sabe do que estou falando.
Uma noite que ninguém queria que acabasse.










Obrigada a todos os participantes do Clube do Livro, por compartilharem comigo o prazer da leitura e da convivência. Obrigada porque acreditarem neste Clube e são parte dele.
Obrigada, porque vocês me fazem pensar, mudar de idéia, ver além do óbvio, olhar o mundo em sua grandeza.


E obrigado ao Ronaldo e Afonso por aceitarem esse convite e transformarem uma noite de terça-feira numa noite ´´eterna´´.
























Nenhum comentário: