Grandes Esperanças

´´As pessoas são como elas são, elas nunca mudam, Finn.´´
Estella Dismoor em Grandes Esperanças


Bogagem, linda Estella! As pessoas mudam sim. Até porque se não mudassem, para que viver?? Qual o sentido da vida senão para nos transformarmos todos os dias em pessoas melhores, piores ou diferentes? Quem não muda já morreu e não sabe! E nada nos faz mudar mais do que pensar, aprender, conversar, trocar ideias, ouvir o outro,  viver novas experiências, sair do nosso mundinho.

Por isso, e louvado seja Deus, tenho o meu amado Clube do Filme!!!!! Não vendo, não troco, não empresto e não perco! 
O filme de ontem foi o belo Grandes Esperanças, um clássico do cinema moderno com Gwyneth Paltrow, Anne Bancroft, Ethan ´´Suspiros´´ Hawke e Robert de Niro.
Dirigido por Cuáron e baseado no clássico de Charles Dickens, Grandes Esperanças é um filme para se ver muitas vezes.
A fotografia é linda, a música também. O figurino é perfeito e quando o filme foi lançado em 1998, foi considerado um dos melhores do ano. Gwyneth Paltrow está em seu melhor papel até hoje, vivendo a fria e linda Estella e Anne Bancroft está magistral como a maluca Nora Dismoor. E tem Ethan ... um colírio para uma quarta-feira, se é que vocês me entendem.

O filme conta a história do garoto Finn, que cresce  com duas grandes paixões: a rica e esnobe Estella e a pintura.
Finn descobre desde cedo que seu mundo e o de Estella são diferentes e que só amá-la não é o suficiente.
Estella, que cresce ao lado da tia Nora, uma maluca excêntrica, também aprende desde cedo que o amor dói, magoa e destrói. O passado de Finn o leva à Nova York onde ele conhece a fama e encontra Estella. O passado de Nora a consome de amargura e rancor, levando-a a loucura. O passado de Estella a torna infeliz e quase cruel. Mas os  personagens descobrem ao longo da vida - e do filme -  o perdão.  E fazem as pazes com o passado.  Reconstroem, cada um a sua maneira, uma vida que parecia sem sentido. Aprendem que algumas coisas do passado se não podem ser perdoadas, precisam ser simplesmente esquecidas, para que possamos continuar a viver.

´´E nós simplesmente esquecemos o passado´´.
Finn depois de se reencontrar com Estella


Charles Dickens, o autor do livro, é um filósofo. Seus livros sempre passam mensagens de bravura, esperanças e conquistas. Com o filme não é diferente. Nem com o nosso Clube! Aprendemos que não podemos seguir em frente sem fazer as pazes com o passado, com a dor, com a decepção, com o fracasso. O passado não pode ser uma âncora. O passado é o que nos faz sermos quem somos. 
Obrigada queridos membros deste Clubinho. Nada como pensar e aprender para mudarmos.














































4 comentários:

Anônimo disse...

Também adoro esse filme , Kika! Pq as personagens só usavam a cor verde?? fiquei intrigada com isso quando assisti anos atrás! Pena que em Salvador não temos clubes de filme como o seu!
Bjs,

BL

Junia Gianetti disse...

O filme nos faz refletir que a beleza nos encanta, mas são as ações que nos define. Adorei o filme!

Cida Nogueira disse...

Amo muito tudo isso❤️

Anônimo disse...

Mais um encontro inesquecível , Kika !