Nem bela, nem recatada.

Temer nem começou e já recebe críticas. Ótimo, sinal que o brasileiro está mais atento e menos alienado ao que se passa em Brasília. Sabemos agora o preço que se paga por não participarmos da vida pública.
A primeira crítica, contundente e firme, foi em relação ao fracassado Ministério de Notáveis, que de notáveis não tem nada. E a segunda: não há nenhuma mulher na lista de Temer. Nem na época de ditadura militar, a Esplanada ficou sem uma representante do sexo feminino. João Batista Figueiredo tinha uma mulher em seu governo.
Fernando Henrique, Itamar, Collor, Lula e Dilma tinham várias.
Miriam Leitão foi dura em sua crítica sobre a falta de diversidade na escolha de Temer: ´´mostra um perfil de retrocesso logo no começo´´. Os jornais lá fora já perceberam e comentaram.
Dizem que Temer não funciona bem sob pressão, principalmente a da imprensa e da opinião pública, haja visto tanto remanejo na escolha dos nomes do primeiro escalão. Já mandei Twitters criticando a falta de representantes feminino, um deslize que não cabe mais no mundo de hoje. No país mais poderoso do mundo, seu presidente é negro e uma mulher está disputando a presidência.

Temer, quero uma mulher me representando. Não precisa ser bela, nem recatada. Tem que ser competente e honesta.


´´Já entendi, Kika, já entendi!´´



15 comentários:

Anônimo disse...

Acho um atraso esse negócio de ficar brigando pelo lugar de uma mulher no poder. O que vale é a COMPETÊNCIA. OK que o ideal seria alocar uma mulher em alguma pasta mas vamos combinar que as mulheres indicadas por Dilma não nos trouxeram orgulho... Erenice Guerra, Maria do Rosário, Gleise Hoffmann, Tereza Campello, Izabella Teixeira, Idelli Salvatti...
Eu quero que uma pessoa COMPETENTE me represente, seja homem, mulher, gay, travesti, o que seja. Isso pra mim não importa.

Anônimo disse...

Fala sério, jura que isso te motiva? Você está sendo preconceituosa.

Anônimo disse...

O ministério não foi composto de notáveis como se ventilou, mas pessoas extremamente competentes, coo exemplo cito o Henrique Meireles, Mansueto de Almeida, Alexandre de Moraes, Ilan Goldfjan, Fábio Medina Osório, Márcio Freitas.
Eu quero é gente que faz!

Anônimo disse...

Só espero que o melhor aconteça e o Brasil ande pra frente. Que Deus nos proteja

Anônimo disse...

kika, concordo com vc. A falta de representantes negros, mulheres, já coloca Temer como um atraso. Uma pena. Leia a crônica de Monica Waldvogel sobre isso.
Muito instrutiva e serve para a anonima que acha que basta ser competente. Coitada.

Kika Gontijo disse...

Anônima querida primeira!
Sou uma liberal por convicção. Porém existem situações que, me desculpe, não contam apenas a competência.
Nós mulheres tivemos que conquistar todos os nossos direitos com sangue, suor e lágrimas. Se pensássemos como você, até hoje não teríamos nem direito ao voto! Me desculpe mas o que a pessoa representa conta, e muito. Isso se chama exemplo.
Quando as oportunidades são iguais, o que vale é a meritocracia. Quando as oportunidades não são iguais - e se você não sabe o Brasil não é um país que dá oportunidades iguais - o que vale é a chance que darmos a quem quer, fazer por merecer. Foi assim que os Estados Unidos e países como a Alemanha e a Suécia conseguiram acabar com a desigualdade de gêneros e dar a seus cidadãos as mesmas oportunidades.
Mulheres competentes são melhores que mulheres incompetentes. Mas uma mulher como representante de um classe é melhor que nenhuma mulher.
Claro que para entender isso é preciso conhecer o nosso passado, a nossa história, os nossos erros. Só assim poderemos finalmente ter um país mais justo para todos. Para todos. Não só para os competentes.
Beijos carinhos,
Kika Gontijo

Anônimo disse...

Viva a liberdade de pensamento! Concordo com a Anônima. Não podemos afirmar que não se cogitou uma mulher para o ministério. Além de ser cogitada a mulher teria que aceitar. Então, que sejam escolhidos os melhores e que esses aceitem, seja um homem ou uma mulher.

Anônimo disse...

Kika, o que faz esse país não evoluir são mentalidades como a sua. Basta com as quotas para negros, para mulheres, as denominadas minorias. Nesse país temos que valorizar a meritocracia.
Bom, atendendo ao pé da letra a sua lamúria, bastava nomear Benedita da Silva. E aí, negra e mulher, mas, atolada em esquemas de corrupção. Kika, temos que mudar a mentalidade, não é guerra de sexos ou de etnias, somos todos brasileiros, e queremos o melhor, sem essa de quotas, PELO AMOR DE DEUS!

Anônimo disse...

Esse contexto foi objeto do discurso de Dilma, agora, em Brasília. Cruzes, esse papo de que "EU SOU A PRIMEIRA MULHER ELEITA PRESIDENTA NESSE PAÍS"... De fato foi, e foi também a mulher que deixou o país como está depois do seu despreparo colocar muuuuita coisa a perder. Vamos seguir em frente sem preconceito, o gênero pouco importa.

Kika Gontijo disse...

Anônima querida, que me chamou de lamurienta!
Você não deve ter lido direito minha réplica. Sou uma liberal. Não acredito em nenhum tipo de imposição. Porém para existir a meritocracia é preciso ter oportunidades. Isso é fato, quer você concorde ou não. Como muito bem disse Miriam Leitão não é possível que em 26 Ministérios não haja 1 única mulher competente e disposta a assumir uma pasta. Claro que há! Entendo também que para compreender isso é preciso conhecimento de história. Você sabia que até a pouco tempo atrás éramos um país escravocrata? Que há 20 anos atrás 30% da população era analfabeta? O empregado da casa da minha mãe que é como se fosse da minha família não sabe ler. Você acha mesmo que ele teve as mesmas chances de mostrar seu mérito que um homem que sabe ler? Não. Eu tenho amigas negras, você tem? Então pergunte para ela se as oportunidades para ela foram iguais? Não foram.
Para haver mérito é preciso nivelar e não o contrário. Me desculpe mas devolvo sua observação: são pensamentos como seu que fazem este país ser medíocre. É preciso abrir a cabeça, ter conhecimento, saber, aprender, corrigir os erros do passado, para só então seguirmos em frente. Olhe os países que nivelaram para então cobrar: Chile, Dinamarca, Suécia, Alemanha. Para haver competência é preciso haver educação. Para todos, anônima. Não só para mim e para você.
Beijos carinhosos,
Kika

Anônimo disse...

Kikaaaaaa aplaaaaaaaausos para vc, mais uma vez.... concordo plenamente com o q disse. Ah, e vc n é lamurienta, é sim uma mulher mto inteligente e admirável, bjssss.

Anônimo disse...

Kika,
Não compro muito essa luta mas tenho uma mulher que indico para qualquer Ministério: MARIA SILVIA BASTOS MARQUES!
Beijo,
Clissia

Helena da Silveira disse...

Meninas queridas,interessante esse fórum de discussões onde pontos de vista e opiniões diversas são livremente externadas. Concordo com algumas, discordo de outras, isso é democracia! Mas se é para nomear uma representante feminina para o novo Governo, fecho com a Dra. Clissia ao mencionar Maria Silvia Bastos Marques, exemplo de sucesso em gestão de grandes empresas.Abs, Helena.

Anônimo disse...

Kikinha, amada, vou apenas citar aqui um comentário que circula na internet: "TEM QUE TER NEGRO E MULHER NO MINISTÉRIO - amigo, tem que ter gente competente é governo não é elenco de power rangers."

Já tivemos uma MULHER na presidência e foi o pior governo de todos os tempos, nos poupe. Seja homem, mulher, preto, rosa, verde, o que importa é gente que resolva essa m...de país.

Anônimo disse...

Achei péssima essa postura oriunda de mentalidade tacanha, defesa de minorias. Pode ser um lixo de incompetência, desde que seja mulher e negra, ai meu Deus! Pronto, o governo parece que vai ceder e nomear uma mulher para o Ministério da Cultura, affff, agora vamos ver se vc, Kika, fica feliz.