Beije-me, Maurice, beije-me onde o sol não alcança ...


Ando meio obcecada com a história do Brasil imperial.
Desde que li Cartas Para Bárbara, não paro de pensar como conhecemos tão pouco da nossa vasta e riquíssima história.
E cada vez mais me convenço que um país precisa conhecer de onde veio para saber para onde vai. Não é possível cobrar conhecimento de um povo, se nem suas elites o tem. 
A historiadora e escritora Mary del Priore deveria ser lida no ensino fundamental! E, junto com Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, ser leitura obrigatória igual a título de eleitor! Não leu, não pode tirar passaporte, nem fazer mais nada! Tipo isso! Leia e aprenda, para então ser um cidadão!

Enfim, nossa história é incrível.  Mary del Priore tem vários livros sobre essa parte da vida brasileira, mas no momento estou encantada com Beije-me Onde o Sol Não Alcança

´´Beije-me, Maurice, beije-me onde o sol não alcança, porque fazer amor é muito mais fácil que viver´´.

Parece um livro romântico, e é. Mas também é um livro histórico e educativo que tem como pano de fundo o Brasil imperial. A chegada de Maurice, vindo da Europa, ao Rio de Janeiro é sensacional. Ele descrevendo as ruas do Rio antigo (a rua do Ouvidor, da Direita, o Flamengo, o Catete...), sua vida agitada, as casas grandes, o comércio, as famílias e seus escravos, dariam um filme!
E para quem quer mais conhecimento e menos beijos, tem também Histórias Da Gente Brasileira
Depois de lê-los é impossível não entender porque o Brasil é o país que é.










Nenhum comentário: