Assunto difícil

A questão da Previdência assombra todos os governos. Não há solução fácil. A conta é fácil de ser feita: não há dinheiro em caixa para bancar a Previdência a longo prazo. Fato.
O sistema previdenciário brasileiro é falho, mal feito, desorganizado, populista, ineficiente.  A previdência consiste em que um trabalhador reserve parte de seus ganhos durante anos de trabalho para que em sua velhice esse valor lhe seja retornado. Simples? Sim! O problema é como é feito no Brasil. A previdência virou moeda eleitoreira. Os governos temem a reação dos pensionistas quando ousa falar em mudanças. As centrais sindicais, com seu pensamento tacanho, não conseguem entender que se não houver dinheiro, TODOS os trabalhadores sairão perdendo (salve Margaret Tatcher que peitou todos os sindicatos!!!). Todos tem medo do assunto Previdência.
Para se ter um exemplo de como nosso sistema é ineficiente e injusto: eu tenho uma conhecida que se aposentou aos 45 anos. Ela não tinha nenhum problema físico nem mental, nem tinha trabalhado muitos anos. Ela simplesmente entrou num programa de aposentadoria de sua repartição, após 10 anos de serviço. Ela hoje tem 60 anos. Ou seja, no auge de sua capacidade produtiva, forte, saudável, sacudida e capaz, ela parou de trabalhar. E quem paga sua aposentadoria, já que ela só trabalhou 10 anos? Eu, você, todos nós!!! O problema não é a aposentadoria em si, mas como ela é administrada no Brasil. Não adianta prometer o que não se pode cumprir. O remédio é amargo, pouco popular, mas necessário.


2 comentários:

Anônimo disse...

A reforma previdenciária é indigesta mas fundamental. Não dá mais para adiar. Temer tem que ter em mente que FHC sofreu muito para iniciar um processo de mudança que foi interrompido, mas que é imprescindível. fazê-lo.

Anônimo disse...

Kika, concordo em parte com você, porém vejo com ressalvas uma reforma que exige idade mínima de 65 anos para se aposentar num contexto social em que a população começa a trabalhar cedo. Tenho tempo de serviço desde os 18 anos e vou completar os 30 anos de contribuição daqui a 2 anos, mas só posso me aposentar quando completar a idade de 54 anos, isto é 2024. Se passar a reforma para idade mínima de 65 anos, não sei se ainda terei disposição para trabalhar com a mesma disposição até 2035. Imagina quem faz trabalho braçal?