Liberté


Eu tenho uma cunhada, Gláucia, que mora há muitos anos em Paris, é casada com um francês e já se transformou numa francesinha tradicional.
Passado o susto, ontem, com o terror dos atendados, todos a salvos, aleluia, fica a angustia e a pergunta do porque.
Este ano, passei 20 dias com ela em Paris. Me chamou muito a atenção a quantidade de mulheres muçulmanas com suas burcas, transitando pela capital francesa. Ela então me disse que uma das características mais marcantes do povo francês, é o absoluto e inabalável respeito que eles tem pelas liberdades civis. Liberté, Égalitè e Fraternité . Os franceses cortaram a cabeça do rei e da rainha (eles não se orgulham disso), para serem livres.
Então porque um atentado cruel e covarde a um país que é capaz de respeitar todas as religiões? Que abriu as fronteiras para os imigrantes? Onde mulheres podem andar com suas  burcas sem serem olhadas com espanto?
De todas as formas de violência, o terrorismo é o que mais me assusta. Uma forma odiosa de imputar o medo e o terror em civis inocentes e livres. Uma forma brutal e sangrenta de opressão.
O Estado Islâmico não combate o ocidente porque temos outra religião. O Estado Islâmico odeia o ocidente porque temos o que nenhum extremista religioso tem: a liberdade.


Vive la liberté. La France n´a pas peur.  Tomara.



2 comentários:

Fe disse...

Como qualquer outro direito, a liberdade (sobretudo a de expressao) pode ceder face a outro direito mais importante (como a vida, p. Ex.)
Eu vejo o q aconteceu como uma resposta do mundo islâmico aos excessos cometidos pela imprensa francesa contra sua religião. Fazer piadas da crença alheia é detestavel. Eles (os islâmicos) q ja sao "pavio curto" responderam dessa forma. Deve-se questionar ate onde deve ir essa liberdade. Tudo em excesso sobeja.

Kika Gontijo disse...

Fê, querida!
Me desculpe, mas discordo de você em gênero, número e grau! É claro que fazer piadas com a religião alheia é detestável, aliás, piadas de um modo geral são pouco produtivas. Entretanto, nada, mas absolutamente nada, justifica atos terroristas! Nós católicos, já tivemos Nossa Senhora chutada por um louco e não saímos incendiando templos evangélicos, por favor!!!! Os evangélicos sofrem piadinhas o tempo todo e não explodem aviões, nem jogam bomba em Aparecida!!!!
E se os islâmicos tem pavio curto, problema deles! Não venham descontar em civis inocentes com rifles Kalashnikov sua falta de paciência! O mundo não pode tolerar um povo que ´´não tem paciência´´ para a liberdade! Principalmente a de expressão! Essa eu defendo com unhas e dentes, mas jamais com rifles e bombas! Defendo com palavras, com este blog, com minhas opiniões. Não é tocando o terror que vamos respeitar qualquer religião. Vamos respeitá-las porque somos civilizados e livres!
Beijos carinhosos,
Kika