Era uma vez ...

Era uma vez um jovem baixinho, gordinho e míope, chamado Ahmad Fadhil, que vivia com sua família na pacata cidade de Zarqa, na Jordânia. Quando tinha 18 anos, em 1984, o pai de Ahmad morreu, e ele, que era bom aluno e bem comportado, ficou meio perdido.
Decidiu abandonar os estudos e foi trabalhar numa videolocadora de filmes. Como era bom de serviço, ganhou um dinheirinho e fez inclusive algumas tatuagens, sinal de uma ligeira rebeldia. Começou então a ficar mais descabeçado, bebendo muito e usando drogas. Quando se meteu em confusão com a polícia, a mãe zelosa e preocupada, tratou de levar Ahmad a um curso islâmico de auto-ajuda. Quem sabe ele não colocava um pouco de juízo na cabeça?
Pois quando, 22 anos depois desses acontecimentos, Ahmad Fadhil morreu, ele era um dos mais procurados terroristas do mundo,  tinha fundado o Estado Islâmico, califado que arrebatou quase 8 milhões de seguidores,  que controla  um estado maior que a própria Jordânia,  e toca o terror ao redor do  planeta.

E agora eu pergunto: alguém aí já tinha ouvido falar nesta história? Ou sabia que o nome de Ahmad Fadhil foi mudado para Abu Musab al-Zarqawi? E que esse jovem muçulmano comum e pacato foi o fundador do EL? Aposto que poucas pessoas. E porque? Porque o mundo tem o mal hábito de achar que o que não acontece com a gente ou bem perto da gente, não é problema nosso. A  velha história de ´´cada um no seu quadrado´´. Deu no que deu.





Nenhum comentário: