A receita da felicidade


Qual o segredo da felicidade? 

Para um estudioso francês, biólogo e neurolinguista,  que há anos se mudou para o Tibet para saber exatamente o que é -  e como se consegue - a tal felicidade, este segredo existe. É está ao alcance de todos nós.

Mattieu Ricard, de 69 anos, é parte de um estudo que mistura neurociência, budismo e meditação. Depois de 40 anos de pesquisa, Ricard garante que é possível chegar lá. 


Para ele, a felicidade não é o prazer. O prazer é momentâneo, passageiro, ilusório. A felicidade tem a ver com altruísmo, compaixão, bondade e amor. Coisas bem diferentes do prazer. ´´ Felicidade é realização, é satisfação, florescimento.´´ O prazer é efêmero, dura pouco e não te faz crescer.
E tem gente que ainda acha que as duas coisas são sinônimos ...



Ricard descobriu que as pessoas felizes são as que são livres. Liberdade essa que não está nos limites físicos. Não é aquela liberdade, tipo, ´´ vou para a China amanhã´´. Nada disso! É a liberdade da alma, do coração, de se livrar das amarras da ganância, da inveja, da arrogância, do ciúme, da soberba, da obsessão. Sentimentos que escravizam e não trazem absolutamente nada de bom, nem proveitoso. 












´´ O altruísmo é a maior qualidade para se levar à felicidade´´, diz Ricard. Olhe a sua volta. Quantas pessoas você conhece que parecem ter tudo: são bonitas, ricas, saudáveis. Elas são felizes? Se tiverem o coração bom, sim. Caso contrário, não.  A felicidade  vem do coração e não do que te cerca. Quantas pessoas simples você conhece que não tem nada, mas são generosas e calorosas? Elas são felizes? Se forem realmente generosas, sim. Se não, não.  

Segundo o estudo, a felicidade vem do que transmitimos, do que semeamos.  Ter bons pensamentos, cultivar amigos verdadeiros, ser gentil, amoroso e lembrar sempre ( e não se esquecer nem um dia!), de que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Difícil? As vezes, sim. Mas Ricard garante que com esforço e meditação, podemos conseguir. E, segundo ele, esse é o único caminho possível para a felicidade.












Ricard está no Brasil para palestras, que infelizmente já estão esgotadas. Mas seu livro, ´´A Revolução do Altruísmo´´,  pode ser comprado e já é um sucesso de vendas ao redor do mundo.





2 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana, Kika.

E por justamente ontem, fui a missa e o Padre falou muito desta "receita da felicidade" com a mesma linha de pensamento do Mattieu Ricard.

Que legal.

Anônimo disse...

meu Deus... por onde começo?? rsrsrs

vou te falar com pureza d'alma: coração bom até tenho, mas liberdade, que transcende o físico, aí já começou a complicar.
parece que vou ter que me esforçar para ser feliz.
bjs da clau