Solidão

´´ Hoje ninguém mais vai ao nosso deserto, Claudia. Já não há muita gente que tenha tempo a perder com o deserto. Não sabem para que serve e, quando me perguntam o que há lá e eu respondo ´´nada´´, eles riscam essa viagem.  Esses preferem viajar em massa para onde toda a gente vai e onde todos se encontram. Todos tem terror do silêncio e da solidão e vivem a bombardear-se de mensagem, emails, contatos no Facebook, e nas redes sociais.
Em vez do silêncio, falam-se sem cessar; em vez de se encontrarem, contactam-se para não perder tempo; em vez de descobrirem-se, expõe-se logo por inteiro: fotos deles, dos filhos, das festas e uma biografia das suas vidas. E todos parecem felizes, bonitos, divertidos, leves. E por isso é que vivem esta estranha vida: porque muito embora julguem poder ter o mundo aos seus pés, não aguentam nem um dia de solidão.
Eis porque já não há ninguém para atravessar o deserto. Ninguém é capaz de enfrentar toda aquela solidão´´.

Trecho do livro No Teu Deserto.






Para minhas colegas do Clube do Livro, que me fazem pensar e viver. Em especial para Ana Maria, que me entendeu.



Nenhum comentário: