Selfie



Marcelo Coelho é um jornalista brilhante. Além de fazer parte do corpo editorial da Folha de São Paulo, ele escreve uma coluna semanal no jornal, ora polêmica, ora deliciosa.  Nem sempre concordo ou gosto do que ele escreve (viva a diferença), mas sempre leio-as do começo ao fim.
Esta semana, Coelho falou sobre as famosas fotos selfies, aquelas pics onde as pessoas tiram fotos de si mesmas e postam (imediatamente após tirá-las) nas redes sociais. Selfies não são fotos para guardar na memória ou no coração, são para exibir, ora essas!
Segundo ele ´´o tempo das selfies está chegando ao fim´´. Chega a ser ´´ridícula a mania de tirar fotos de si mesmo em qualquer ocasião´´. Os selfies já ´´sofrem preconceito: ´fulaninha? Tira foto na frente do  espelho´´ e por aí vai. Ele completa com uma pensamentos quase poéticos (já disse que ele escreve muito bem?) sobre a diferença entre sentir as emoções do momento e a ansiedade em compartilha-la. Muito atual e apropriado para as novas regras da convivência social  onde as fotos e os celulares são parte inerente da nossa vida. Haja visto esse blog que está sempre postando fotos das pessoas!

Para ler a coluna na íntegra clique aqui !







9 comentários:

Anônimo disse...

Kika, seu blog é mesmo diferenciado. Adoro. Não vejo mais nenhum outro blog, alias acho todos os outros pessimos perto do seu.
Isabela

Anônimo disse...

Haja vista, Kika .

Rachel Naves disse...

Adorei!!! Não aguento esses "Selfies" kkkkk beijos

Anônimo disse...

Li a matéria do Marcelo Coelho ... Nossa Kika, achei muito dramática !!
pode ser assim, tão dramático, para quem não pratica, mas para os jovens, e tb p muito adulto (eu, 4.1 recém feitos), é natural, simples, descontraído (estou falando de gente normal, pq quem tem distúrbios psicológicos, ansiedade, etc, terá problemas em qq coisa q vá fazer). Deus do céu, existe alguém que foi à Paris e não tirou foto com a Torre de fundo??? era assim desde qdo não havia foto digital! qual o problema em agora a pessoa se auto-fotografar??? eu não faço selfie, mas tiro foto de comida, bebida, chá, das reuniões com amigos, dos livros que estou lendo, dos lugares que vou e o que mais me der na telha... mesmo que não poste nas redes, tenho-as como se fossem parte de um diário. sei onde fui e o que comi quando fui à Paris há 3 anos atrás (inclusive com a Torre, o Arco, a Mona Lisa e mto mais de fundo), tb qdo estive aí em Minas Gerais o ano passado, tb o que fiz em Lisboa, Espanha, etc, a comida que minha mãe fez a última vez que fui visitá-la no Paraná, e por aí vai... Adoro! e não lembraria se não fossem as fotografias. são meus registros e não perco nenhum prazer por isso, muito menos a “emoção do momento”. tenho comigo que as gerações que já nasceram nesse “sistema” não vão ficar divagando a esse respeito. para elas é natural. Pode ver que os jovens não se incomodam com quem está tirando foto ao lado! a dificuldade, as críticas e os pelos em ovos, ficam a cargo das anteriores gerações, as quais não conseguem se amoldar às transformações. Se isso vai acabar, só o tempo dirá! (sei q escrevi demais) bjs da Clau.

Anônimo disse...

Adorei a Monalisa a lá Thassia Naves
kkkkk #bocadepato

Anônimo disse...

ADoooooro seu blog. Post nota mil. Gosto de blogueiras antenadas. Parabéns!

Kika Gontijo disse...

Anônimo de cima,
muito obrigada pelos elogios!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Rachel querida!
Você anda sumida!
Também não acho muita graça...
Beijos em vc, nas crianças e na Jú!

Kika Gontijo disse...

Clau, querida!
Olha só como são as coisas! Pois eu achei super leve a forma como Marcelo, um jornalista geralmente impiedoso, expressou bem o sentimento que se tem quando percebemos que muitas vezes deixamos de viver de verdade o momento para nos preocuparmos em exibir o momento. A Torre ou Paris foi só o pano de fundo.
Adoro seus comentários sempre tão inteligentes mesmo que não concordemos em tudo!
Beijos super carinhosos,
Kika