1964



Conhecer para não se repetir. Durante anos os europeus martelaram esta frase nas escolas, faculdades, comunidades, junto com imagens impressionantes da época negra do nazismo.
No Brasil, deveríamos fazer o mesmo.
É espantoso, mas sabiam que tem muita gente que não sabe o que foi o Golpe de 64? E mais espantoso ainda, é que são pessoas esclarecidas, e com uma faculdade nas costas! Pasmem, mas é verdade.
Não que eu esteja comparando a Ditadura ao Nazismo, longe disso!!! Embora eu tenha pavor de qualquer tipo de ditadura, censura ou violência, prefiro o Golpe à possibilidade de sermos hoje uma Cuba enorme e sob o domínio do mal.
Mas a ditadura teve sim seu lado negro, sombrio, escuro e terrível. E até para não errarmos no julgamento é preciso conhecer à fundo, até porque é a história do nosso país, onde moramos, nascemos e de onde tiramos nosso sustento.

A revista Veja trouxe esta semana um especial sobre o Golpe de 64. O antes, durante e depois. Completo e muito bem ilustrado, deveria ser leitura obrigatória para nossos filhos.






Um comentário:

Anônimo disse...

A ditadura em nosso pais, continua como nunca. Uma pena as pessoas nao terem consciencia como as "leis" nos bastidores do STF funcionam!!! Triste este pais!!