Bom Programa / Minas Gerais



''Ser Mineiro é ser religioso e conservador,
é cultivar as letras e artes,
é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade,
é viver nas montanhas,
é ter vida interior,
é ser gente. ''
Guimarães Rosa

Para começar a conhecer e valorizar nossa cultura e nossa história faça uma  visita ao complexo cultural da Praça da Liberdade.
Foi isso que eu e ''minhas lalazinhas'' fizemos neste belo sábado de sol.


Bom Programa:

Primeiro, convide quem goste mesmo deste programa. Não tem nada pior do que uma companhia sem graça num passeio maravilhoso. Escolha roupas confortáveis, prepare sua máquina e, por favor, desligue o celular! Estamos entrando no século passado!









A visita ao Palácio da Liberdade é guiada, portanto chegue cedo e escolha um grupo para seguir o passeio. Nossos guias eram super simpáticos, cultos e preparados. Sabiam tudo.
E, para nosso deleite, Mariana Bias Fortes, cujo avô e tataravô foram governadores de Minas, sabia várias histórias de alcova do Palácio! Uma delícia! Aliás, Mari virou quase uma atração turística na visita! Todos queriam tirar retrato com uma ''Bias Fortes''!

















O Palácio é um deslumbre! Começando pela escada, a cantaria, o piso, a pintura, as obras de arte, os lustres...
Com a abertura à visitação pública, o Palácio sofreu intervenções fantásticas feitas pelo genial Marcelo Dantas. Em quase todos os cômodos e salões existem mecanismos de interatividade com o visitante. Nós, por exemplo, conversamos com Olegário Maciel no banheiro, ouvimos a conversa entre Juscelino e Oscar Niemeyer, e presenciamos dona Coracy Pinheiro proibindo seu marido e governador, Israel Pinheiro,  de cortar as árvores do jardim do Palácio. Não é o máximo?! Grande dona Coracy!














Mariana visitou o quarto onde dormia seu pai e a piscina onde ele aprendeu a nadar. Emocionante.
O Palácio todo é de encher os olhos, mas fiquei especialmente encantada com o belo poema do então governador de Minas Gerais, Afonso Pena, quando tirou a capital de Ouro Preto e trouxe para a antiga Curral Del Rey. Afonso Pena de despede de sua amada Ouro Preto: ''suas ladeiras ingremes e as pedras de suas calçadas já não conseguem mais abraçar a grandeza de Minas Gerais''. De chorar. Fomos às lágrimas.

Parabéns a Gabi Werneck, que nos recebeu tão bem e a todos os seus guias. Muito obrigada!


''Conhecer o Palácio da Liberdade e suas histórias, é  conhecer um dos ícones de Belo Horizonte e manter acesa a chama do mais perene sonho da nossa nação: a liberdade.''













E vocês pensam que acabou? Que nada! Cheias de orgulho pela nossa terra, andamos pela Praça da Liberdade, uma maravilha,  e entramos no Museu das Minas e do Metal.

Simplesmente de Primeiro Mundo. As instalações são modernas e tecnológicas e, seguindo uma tendência mundial, o passeio é todo interativo.
Para quem tem filhos, não dá para perder!
Não deixem de ver as cenas da novela Xica da Silva onde se explica com romance o ciclo do diamante em terras mineiras. Depois, pausa para um café no Café do Museu. Não é perfeito?









Com a alma repleta de Minas, o almoço só poderia ser na ... Bonomi, claro! Amo a Bonomi! Mais mineira, impossível!
Peça o salmão com legumes, tome um vinho geladíssimo, converse muito, aprecie o ambiente e as pessoas na mesa comunitária.

Satisfeitas? Ainda não!
Dizem que nós, mineiros, somos entre os brasileiros, os mais parecidos com os portugueses.
Então, numa homenagem aos nossos descobridores, suba  mais um pouquinho a Afonso Pena e coma um doce  -e peça um café - na Doces de Portugal! Divino, com certeza!














''Ser Mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida
.''

Com o coração leve, no fim da tarde, suba a Avenida Afonso Pena com o sol se pondo, aprecie nossa cidade, as pessoas, as montanhas...



E me responda sinceramente: a vida, entre nossas montanhas, com suas coisas simples, cheia de amigos queridos e com o ar de Liberdade que respiramos, não é simplesmente maravilhosa?






32 comentários:

Mariana Fonseca disse...

Meu Deus, quanta emoção e quanto orgulho. Orgullho da minha família, das minhas Lalás e principalmente de ser mineira. Ainda estou embevecida com o dia de ontem e impressionada em saber que ainda tem pessoas que nunca ouviram falar no Circuito cultural da Praça da Liberdade. Obrigada minhas amigas pela maravilhosa companhia, obrigado Kika pelo carinho de sempre e quem ler este post por favor não deixem de fazer este programa, pode me chamar que eu vou.

Anônimo disse...

Já fiz este roteiro com o meu marido, em uma das minhas visitas a BH, realmente muito bom, a cultura, os pa~es da Bonomi e os doces de Portugal. Parabéns aos mineiros que sabem valorizar a sua história, por isso mandam e vão mandar muito tempo nesse país. De sua fã de Belém-Pa.

Junia Vaz disse...

Simplesmente deliciosa esta "matéria".De encher os olhas,a alma e o coração!Parabéns,Kika!

Junia Vaz disse...

Simplesmente deliciosa esta "matéria".De encher os olhas,a alma e o coração!Parabéns,Kika!

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, o melhor até hj !

Flavinha disse...

Esta semana tem inauguração do CCBB...obaaaaa!

... 'Quem nao gosta de cultura e arte ,bom sujeito nao é, só pode ser ruim da cabeça e doente do..'

. Lalas! Completem pra mim!!!!

Anônimo disse...

Maravilhosa é vc kika, que me fez até chorar. Eu passeio sabado no shopping e chego hoje e leio isso. Por isso é que eu amo o seu blog. Enquanto outras ''blogueiras''mostram as compras e e as viagens para Miami, vc mostra cultura e as coisas boas de vida, mesmo quando mostra também as futilidades que adoramos. Isso se chama berço. Sou sua fã.
Sandra

Sandra disse...

Maravilhosa é vc kika, que me fez até chorar. Eu passeio sabado no shopping e chego hoje e leio isso. Por isso é que eu amo o seu blog. Enquanto outras ''blogueiras''mostram as compras e e as viagens para Miami, vc mostra cultura e as coisas boas de vida, mesmo quando mostra também as futilidades que adoramos. Isso se chama berço. Sou sua fã.
Sandra

H.A. disse...

Menina Kika,
maravilhoso. Como sempre.
Hilde

Heloisa Lelis disse...

Estou em lágrimas!...Beijos Helô

Heloisa Lelis disse...

E as lágrimas rolam pela minha face!Bjs"meninas mineiras"

Fabiana D. disse...

Gente, que super programa! Me chamem da próxima vez!!!! Estou cheia de expectativas com a inauguraçao do CCBB. Tomara que enriqueça ainda mais a Praça da Liberdade! Bjos!

Anônimo disse...

Não seria bisavô em lugar de avô?

Patricia Barbosa disse...

Programa MARAVILHOSO !!! Vamos passar o dia em Ouro Preto ?

samaritana disse...

Kica, o palácio da Liberdade faz parte da minha infância, quantas festas de aniversários da Vítoria Campos ( minha contemporânea, filha do Dr. Miltom Campos) e das irmãs, Marcia e Maristela. Brincavámos de pegador pelos salões e nos escondiámos atras dos maravilhoso jarros chinese. Quando moça, as festa da Ginimha e Ana Lucia Magalhães Pinto. Mas uma curiosodade, nos jardins, à esquerda perto da grade da frente, voce vai ver uma árvore enorme com uma placa homenageando seu avô, Paulo Gontijo.

JANE disse...

KIKA....

QUE PROGRAMA MARAVILHOSO!!!QUANDO A FLAVINHA CHEGOU TODA ENTUSIASMADA CONTANDO O SUCESSO DA MANHÃ CULTURAL DE VOCÊS...O OLHO DO RUY ATÉ BRILHOU DE FELICIDADE DE VER COMO ELA SE SENSIBILIZOU COM ESTE PASSEIO CULTURAL!!!!VALEU!!! CONTINUEM COM ESTES PROGRAMAS CULTURAIS ,POIS COM CERTEZA ASSIM SE CHEGA Á ALGUM LUGAR!!! ESTA VIDA VIRTUAL NÃO ESTÁ COM NADA!!! BJOS JANE

Anna Flávia Joma disse...

Kika
vc á phoda!!!! que programa demais!!
Anna Flávia

Kika Gontijo disse...

Mari, amadíssima!
Realmente foi um dia inesquecível!
Principalmente ao ver a emoção nos seus olhinhos! Tenha mesmo muito orgulho do seu nome, dos seus antepassados, da sua história. De um tempo onde a política era feita com orgulho e honra, sobraram poucos.
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Junia e Minha Fã de Belém do Pará!
Muito obrigada pelos elogios!
Sou louca mesmo pela minha terra, pelas montanhas e pela história.
E foi realmente um programa e tanto!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Flavinha! Claro que semana que vem já tem encontro marcado no CCBB com as lalás!
Beijocas!

Kika Gontijo disse...

Sandra querida!
Obrigada pelos elogios! Mas vou te confessar que tem dias que eu gosto bastante de um shopping!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Hilde,
sem palavras. Sempre.
Kika

Kika Gontijo disse...

Helô, querida!
Foi tudo muito emocionante mesmo!
Do jeito que gostamos!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Fabi, querida!
Vamos combinar de irmos ao CCBB!
Beijos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Jane querida,
os meninos adoraram! Fizeram várias perguntas aos guias e prestaram atenção em tudo!
Ruy pode mesmo se orgulhar!
Beijos,
Kika

Anônimo disse...

Kika,

Parabéns pelo blog que abrange vários
assuntos e que o torna tão agradável de visitar.
Tendo oportunidade não deixe de voltar.

bj

Gabi Werneck

Maria Ines Franzen disse...

Emocionada , parabenizo vocês . Orgulhosa e feliz, receba todo meu carinho , Mariana. A anônima acima tem razão : vovô Chrispim era trisavo da Mariana. Kika , vai em frente, você é muito especial. Beijo carinhoso para todas .

Maria Ines Franzen disse...

Emocionada , parabenizo vocês . Orgulhosa e feliz, receba todo meu carinho , Mariana. A anônima acima tem razão : vovô Chrispim era trisavo da Mariana. Kika , vai em frente, você é muito especial. Beijo carinhoso para todas .

Maria Ines Franzen disse...

Emocionada , parabenizo vocês . Orgulhosa e feliz, receba todo meu carinho , Mariana. A anônima acima tem razão : vovô Chrispim era trisavo da Mariana. Kika , vai em frente, você é muito especial. Beijo carinhoso para todas .

Maria Ines Franzen disse...

Emocionada , parabenizo vocês . Orgulhosa e feliz, receba todo meu carinho , Mariana. A anônima acima tem razão : vovô Chrispim era trisavo da Mariana. Kika , vai em frente, você é muito especial. Beijo carinhoso para todas .

marlene disse...

Sou a orgulhosa mae de Marcello Dantas. Curador do Museu do Palacio da Liberdade e do Museu das Minas e do Metal...fiquei feliz e emocionada com os elogios ao trabalho que ele faz com tanto carinho e competencia...porque ama nossa BH onde passou sua infancia e adolescencia....

marlene disse...

Sou a orgulhosa mae de Marcello Dantas. Curador do Museu do Palacio da Liberdade e do Museu das Minas e do Metal...fiquei feliz e emocionada com os elogios ao trabalho que ele faz com tanto carinho e competencia...porque ama nossa BH onde passou sua infancia e adolescencia....