Bolinho e aplausos

Não tenho opinião formada ainda sobre a briga do Mais Médicos. Fiquei boba de ver vários médicos vaiando seus colegas estrangeiros que desembarcavam no aeroporto.
 Entendo que os médicos brasileiros estejam  receosos de que seus colegas estrangeiros venham para atender no Projeto, e depois se esbaldem abrindo consultórios ou ocupando vagas em hospitais particulares. Além do mais, os nossos médicos precisam de uma remuneração e condições de trabalhos infinitamente melhores. É fato.

Porém, se eu morasse numa dessas localidades nos confins do Brasil, onde é preciso esperar mais de um mês para um consulta e ainda assim, para ver a cara de um doutor, seja preciso pegar 300 km de estradão de terra, sacolejando, porque na minha cidade nenhum médico quis trabalhar, eu iria receber os médicos cubanos, espanhóis ou seja lá de onde eles venham, com tapete vermelho, aplausos e ramos de oliveira! E ainda iria levar na casa do ´´doutor´´  café e bolinho!




23 comentários:

Anônimo disse...

Surpreendente a sua opinião. A reação de grande parte dos médicos está beirando à xenofobia. Embora o problema vá muito além da falta de médicos, concordo que no lugar de uma pessoa pobre interiorana, eu estava feliz da vida sendo atendida por um médico cubano.

Anônimo disse...

Como sempre, kika tem sempre uma visão crítica e inteligente do que se passa no mundo. E diga-se de passagem, muito divertida!

Anônimo disse...

Embora as vezes me sinta um pouco confusa com determinados assuntos,sempre é um alento ter esse blog .....Sensacional seu raciocinio e sensibilidade,Kika parabéns!

Anônimo disse...

Kika,

Entra no aplicativo da radio cbn, podcasts, Arnaldo Jabor, e escuta o comentario que ele fez sobre este assunto na 2ª f dia 26/8. Voce vai ter uma outra visão da coisa. Ab.

Anônimo disse...

Kika,

Entra no aplicativo da radio cbn, podcasts, Arnaldo Jabor, e escuta o comentario que ele fez sobre este assunto na 2ª f dia 26/8. Voce vai ter uma outra visão da coisa. Ab.

Anônimo disse...

Kika,

Entra no aplicativo da radio cbn, podcasts, Arnaldo Jabor, e escuta o comentario que ele fez sobre este assunto na 2ª f dia 26/8. Voce vai ter uma outra visão da coisa. Ab.

Anônimo disse...

Kika,

Entra no aplicativo da radio cbn, podcasts, Arnaldo Jabor, e escuta o comentario que ele fez sobre este assunto na 2ª f dia 26/8. Voce vai ter uma outra visão da coisa. Ab.

Anônimo disse...

Kika,

Entra no aplicativo da radio cbn, podcasts, Arnaldo Jabor, e escuta o comentario que ele fez sobre este assunto na 2ª f dia 26/8. Voce vai ter uma outra visão da coisa. Ab.

Unknown disse...

Os médicos Brasileiros não querem ir trabalhar la na PQP, onde o vento faz a curva...mas recriminam os Cubanos que estão indo?...não entendo...

Anônimo disse...

De que adiantam pedreiros estrangeiros se não temos areia, cimento e tijolo??? Podem ser de qualquer país, inclusive daqui, mas sem condições, não fazem milagre. E é por isso que os médicos brasileiros não toparam ir para determinadas localidades. Não teriam que salvar vidas, teriam que operar milagres!

Anônimo disse...

Importar médicos para locais onde faltam medicamentos, instrumentos, ambulâncias , leitos para internação , exames complementares,bloco ciúrgico, CTIs é o mesmo que importar cozinheiros para onde não há fogões, panelas e alimentos.
Acorda Brasil, o buraco é muuuuitoo mais em baixo.

Anônimo disse...

Kika,
Entendo seu pnto de vista e entendendo vc se colocar no lugar das pessoas que não tem assistência médica, entretanto vou convidá-la a se colocar no lugar dos médicos.
Imagine seu filho recém formado em medicina indo trabalhar num local onde não há medicamentos, um simples hemograma demora 30 dias para ficar pronto, a fila para o U.Som(isso mesmo, ultrasom) é de dois anos,não há mabulância para transferencias, não há leitos de UTI, não há fios para sutura e lee, aceitando trabalhar nessas condições seria responsabilizado legalmente pelo que acontecer com os pacientes. Não bastasse isso, o prefeito, que ofereceu a ele um salário "convidativo" de 15 mil,sem nenhum direito trabalhista, rompe o contrato a qualquer momento, sem dar satisfações e o manda de volta para "de onde ele veio", agora tendo que recomeçar do zero... Você quereria isso para ele?

Anônimo disse...

Precisamos parar de achar que médicos são seres diferentes de nós.
Eles pagam contas,criam filhos, precisam de férias,aposentadoria, direitos trabalhistas e condições dígnas para exercer a profissão.
A luta dos médicos não é xenofóbica, é contra o governo hipócrita que finge resolver o problema da saúde que passa por "falta de tudo", simplesmente contratando gente que está fazendo o papel de inocente útil e que, quando se deparararem com as condições em que trabalham os brasileiros, a menos que sejam coagidos pelo governo daquele pais "democrático", também se recusarão a permanecer...

Anônimo disse...

É isso aí KIKA!!
Nos locais para onde esses infelizes vão, e onde nossos malvados médicos brasileiros desalmados se recusam a ir, a única coisa com que os cubanos vão poder contar é com bolinhos, café e ramos( de aroeira, laranjeira)...
Tomara que com isso se possam curar doenças, fazer cirurgias e salvar vidas ... Porque "o resto", tem mas acabou".
Se informe melhor...

Daniel disse...

Lamentável a reação dos médicos no Recife!! Fiquei envergonhada ! Bem vindos médicos cubanos, portugueses, espanhois, argentinos.. e boa sorte !

Anônimo disse...

O que é lamentável é a Dilma ter uma dívida (monetária) com Cuba e ter a brilhante idéia de mascarar este retorno (legalizar este dinheiro)em troca de pagamento aos médicos e ainda tão boa... Dar uma chance de exercerem a medicina no Brasil.
Ridícula... na cara de pau de forma escrava (recolhem passaporte das famílias dos cubanos para eles não migrarem para o Brasil e repassam o montante ao governo para assim o governo repassar a miséria as família)
Francamente...
A Dilma está iniciando uma ditadura branca e ninguém vê.

Anônimo disse...

VOCES SABIAM QUE UM MÉDICO EM CUBA GANHA MENOS DE 200 DÓLARES. AQUI VÃO GANHAR $10.000,00 E MAIS DESPESAS. cCOM QUEM FICA ESTA DIFERENÇA?........ COM OS IRMÃOS CASTRO E SUA CAMARILHA E NOSSA DILMINHA FAZENDO POSE DE BOAZINHA.
MANDE ARRUMAR, LEITOS, REMEDIOS, EXAMES, E NÃO NOS DEIXEM VER AS CENAS DRAMÁTICAS DE PESSOAS MORRENDO EM CORREDORES, FILAS.

Anônimo disse...

Kika, eu sou sua fã de Belém e posso te dizer com conhecimento de causa, devido meu trabalho de assistência a idosos,que aqui médico para saúde preventiva são poucos: clínicos gerais, pediatras, e geriatras são escassos já na periferia da capital, imagina no Marajó ou na região ribeirinha, é um artigo de luxo. Para mim, é uma questão matemática:a capacidade das universidades formar quadros é aquém da demanda por saúde ( friso, clinico geral, porque dermatologista e medicina estética virou epidemia ). Vejo jovens médicos brasileiros migrando para a Austrália, Nova Zelândia e Canadá com incentivos dos governos locais,me pergunto, por que o Brasil, que tem uma das maiores populações do mundo, não pode fazer o mesmo? Eu fiz a minha opção levando em consideração esses números e a capacidade orçamentária do município e do Estado, pois não pode comprometer o orçamento só com uma categoria: e os professores, os policiais, os enfermeiros, etc? Só Acho essa histeria irracional que se tornou o programa Mais Médicos, lembra em muito a campanha para a vacinação obrigatória no inicio do sec. XX que até matar o sanitarista Oswaldo Cruz quiseram. Quem entrou para a história??? Eu só digo uma coisa: quando o médico cubano, espanhol, português ou extraterrestre chegar nos rincões da Amazônia, ele será tão bem recebido que ele esquecerá as vaias e grosserias e ficará bem claro quem é contra a universalização do direito à saúde.

Anônimo disse...

Prezado Anônimo das 16:46, o Arnaldo Jabour as vezes acerta, quando defendeu a rejeição da PEC?/35, mas erra feio, quando disse que os manifestantes junho era baderneiros e anarquistas> Dois dias depois tratou de mudar seu posicionamento. Portanto, para mim a opinião mais racional é resultante da análise dos números que tantos os CRMs e o SUS dispõem, não a opinião de um comentarista do senso comum.

Anônimo disse...

Eu quero ver quanto tempo um medico estrangeiro ficara trabalhando no confim do Brasil. Santa ignorância dona kika, sempre te admirei mas confesso que agora ja tenho minhas duvidas!

Ivo disse...

Kika parabéns pela sua opinião, perdi minha avô em um vilarejo mineiro por falta de médico para fazer uma simples intervenção.
Infelizmente as pessoas que precisam deste programa não tem voz, pois não estão nas redes sociais e na mídia.
Daí a histeria sem sentido ser conduzida por alguns sem a mínima razoabilidade sobre questão.

Lina disse...

Kika querida,
A discussão é longa e vai muito além da importação de médicos,venham eles de onde for.
Caso você ainda não tenha formado sua opinião,recomendo a leitura do caderno Cotidiano da Folha de ontem,02/09/2013 e da Veja dessa semana.As duas trazem análises lúcidas e principalmente,dados e números do que está por tras dessa importação.
Fiquei um tempo nos Estados Unidos depois da residência,em um programa de feloww,onde tive que mostrar proficiência na lingua nativa e fazer uma prova,na época em duas etapas,aplicada no ICBEU,para validar me diploma.
Lá,convivi com paquistaneses,indianos,japoneses,filipinos,pessoas que teriam mais dificuldade que nós em se qualificar devido a diferença no idioma e que fizeram o mesmo.
Estavamos lá para aprender,remunerados,com seguro de erro médico pago,nenhum de nós questionou mostrar qualificação para isso.
E lá,eu aprendi que o que tem valor é o cérebro do profissional,não importa onde ele tenha nascido.
Eu,graças a Deus,já estou velha e bem estabelecida profissionalmente,posso dizer que a minha opinião a respeito é isenta.
Questiono se médicos que não dominam a língua mãe vão estar preparados para fazer diagnósticos.
E mais que isso,questiono por que médicos brasileiros se recusam a assumir esses postos de trabalho,que não oferecem minimas condições de trabalho.
Questiono o que vai acontecer quando um dos colegas estrangeiros fizer um diagnóstico,precisar de indicar uma cirurgia ou pedir uma vaga em CTI .
Sim,porque a medicina hoje também é feita de tecnologia e precisamos dela para salvar vidas.
As vagas para cirurgias eletivas e os leitos de CTI serão os mesmos que já temos hoje,e que já funcionam com overbooking.Idem para as consultas com especialistas.
Tem gente em BH ficando cega,aguardando consulta com oftalmologista.
Já recebi um paciente que ficou tetraplégico,porque tinha um tumor na medula e ficou um ano e meio esperando uma consulta pelo SUS.E ele era de Ibirité,aqui do lado,não de um dos grotões para onde estão indo os colegas do "Mais Médicos".
Se a realidade é essa numa grande capital,imagine longe!
Mais médicos só,não resolve,entende?
O gargalo para o melhor e correto tratamento disponibilizado pelo SUS continua do mesmo tamanho!
E o Governo tira a atenção sobre ele,usando esse tipo de programa populista e que está fadado a pouca ou nenhuma resolutividade.
Os pacientes vão continuar sacudindo em Ambulâncias para os Centros de referência.Só tenho medo que cheguem a esses mais tarde,por teem sido atendidos por uma mão de obra menos qualificada.
Se você é um profissional qualificado e preparado,não tem que ter medo o se esquivar de fazer o Revalida ou qualquer outro exame,em qualquer lugar do mundo,concorda?
O problema do "Mais Médicos" é que o buraco fica muito mais embaixo!
Eu,de coração,desejo ter uma boa surpresa com o programa e estar enganada sobre o que eu disse,pelo bem dos pacientes!

Lina disse...

Kika querida,
A discussão é longa e vai muito além da importação de médicos,venham eles de onde for.
Caso você ainda não tenha formado sua opinião,recomendo a leitura do caderno Cotidiano da Folha de ontem,02/09/2013 e da Veja dessa semana.As duas trazem análises lúcidas e principalmente,dados e números do que está por tras dessa importação.
Fiquei um tempo nos Estados Unidos depois da residência,em um programa de feloww,onde tive que mostrar proficiência na lingua nativa e fazer uma prova,na época em duas etapas,aplicada no ICBEU,para validar me diploma.
Lá,convivi com paquistaneses,indianos,japoneses,filipinos,pessoas que teriam mais dificuldade que nós em se qualificar devido a diferença no idioma e que fizeram o mesmo.
Estavamos lá para aprender,remunerados,com seguro de erro médico pago,nenhum de nós questionou mostrar qualificação para isso.
E lá,eu aprendi que o que tem valor é o cérebro do profissional,não importa onde ele tenha nascido.
Eu,graças a Deus,já estou velha e bem estabelecida profissionalmente,posso dizer que a minha opinião a respeito é isenta.
Questiono se médicos que não dominam a língua mãe vão estar preparados para fazer diagnósticos.
E mais que isso,questiono por que médicos brasileiros se recusam a assumir esses postos de trabalho,que não oferecem minimas condições de trabalho.
Questiono o que vai acontecer quando um dos colegas estrangeiros fizer um diagnóstico,precisar de indicar uma cirurgia ou pedir uma vaga em CTI .
Sim,porque a medicina hoje também é feita de tecnologia e precisamos dela para salvar vidas.
As vagas para cirurgias eletivas e os leitos de CTI serão os mesmos que já temos hoje,e que já funcionam com overbooking.Idem para as consultas com especialistas.
Tem gente em BH ficando cega,aguardando consulta com oftalmologista.
Já recebi um paciente que ficou tetraplégico,porque tinha um tumor na medula e ficou um ano e meio esperando uma consulta pelo SUS.E ele era de Ibirité,aqui do lado,não de um dos grotões para onde estão indo os colegas do "Mais Médicos".
Se a realidade é essa numa grande capital,imagine longe!
Mais médicos só,não resolve,entende?
O gargalo para o melhor e correto tratamento disponibilizado pelo SUS continua do mesmo tamanho!
E o Governo tira a atenção sobre ele,usando esse tipo de programa populista e que está fadado a pouca ou nenhuma resolutividade.
Os pacientes vão continuar sacudindo em Ambulâncias para os Centros de referência.Só tenho medo que cheguem a esses mais tarde,por teem sido atendidos por uma mão de obra menos qualificada.
Se você é um profissional qualificado e preparado,não tem que ter medo o se esquivar de fazer o Revalida ou qualquer outro exame,em qualquer lugar do mundo,concorda?
O problema do "Mais Médicos" é que o buraco fica muito mais embaixo!
Eu,de coração,desejo ter uma boa surpresa com o programa e estar enganada sobre o que eu disse,pelo bem dos pacientes!