Será?

Deus é generoso e sabe exatamente o que seus filhos precisam. Como no deserto, quando Ele deu ao povo o maná, agora, Ele nos envia ... Francisco. 


Ainda estou emocionada com a passagem do papa pelo Brasil. 
Francisco, com sua simplicidade e firmeza, veio para mudar a história da igreja, num momento em que ela precisa muito. Não mudar os dogmas, isso não. São eles os pilares da nossa fé e são esses pilares que sustentaram o catolicismo nesses 2 mil anos de história. Mas Francisco veio para mudar o rumo que a igreja irá tomar. O caminho que nós, católicos, precisamos e devemos seguir.

Jesus nasceu numa manjedoura, andava de sandálias, entrou em Jerusalém montado em um burro e não num cavalo branco. Jesus incumbiu Pedro, um pescador simples, de ser o fundador da nossa Igreja (Tú és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja'' Mt 16, 18).  O filho de Deus não era um soldado ou um rei. Era filho de um marceneiro. 
Francisco andou de carro popular, recebeu presentes, acolheu a todos, não quis luxo, cerimônia, nem pompa. Sorriu para o povo, abraçou as crianças, se emocionou com os mais necessitados. E onde se sentiu mais em casa foi no município pobre de Varginha, numa capelinha onde cabem no máximo 90 pessoas, onde  os bancos de são de madeira e não existe microfone. 
Francisco pediu um Estado laico, onde todas as religiões fossem respeitadas. Nós, católicos, não somos o centro do universo.



A simplicidade e humildade do papa me fizeram pensar: 
Será que precisamos de templos luxuosos e confortáveis? Ou precisamos de acolhida?
Será que precisamos de igrejas enormes, com equipamentos de som de última geração ou precisamos de uma igreja que nos escute como Jesus fez com a Samaritana no poço?
Será que precisamos fazer propaganda da nossa fé em camisetas, adesivos em carros, TVs e rádio ou precisamos mostrar a transformação de Cristo em nós com nossas ações e gestos verdadeiramente cristãos? ( Jesus quando viu os vendedores no Templo, enxotou-os).
Será que precisamos de tanto conhecimento bíblico, seminários, cursos, palestras, onde nos sentamos confortavelmente,  ou precisamos ir onde precisam de nós, como em hospitais, presídios e creches, como Jesus fez? (''Eu te louvo, Pai, porque escondeste essas coisas dos sábios e cultos e as revelastes aos simples'' Mateus, 11, 25).
Será que precisamos de tanta cerimônia nas celebrações ou precisamos de carinho, compreensão, calor humano? 
Será que precisamos mesmo de poltronas confortáveis ou precisamos do abraço do nosso irmão que está sentado no banco de madeira ao nosso lado?
Será que nossos párocos, bispos e presbíteros não precisam sair dos templos e ir, com humildade até o povo simples e necessitado, com palavras de acolhida e amor? 
Será que não é mais cristão ser uma igreja que inclua ao invés de ser uma igreja que seleciona?
Será que basta ir à missa para sermos servos de Cristo e seguir seus ensinamentos ou é preciso muito mais?
Será que precisamos somente orar, enviar novenas aos amigos, ou se apegar aos nossos intercessores?  Ou precisamos também fazer algo real pelo outro que tanto precisa? ( ''a fé sem obra é morta'' Tiago 2, 17)?
Será que precisamos de tanta pompa e  inacessibilidade  de nossos líderes espirituais, ou precisamos de um sorriso, um abraço, uma palavra de compreensão, que é o que Jesus fazia? 
Será que não é mais confortável ir a um templo confortável do que ir onde não existe conforto nem para os olhos, nem para o corpo, mas é lá que Jesus gostaria que seus seguidores estivessem?
Será que conseguimos entender que se intitular católico é muito mais cômodo do que ser realmente um seguidor dos ensinamentos de Cristo?

Será que Francisco e sua lição de humildade vão mesmo conseguir mudar a nossa Igreja, influenciar os féis e inspirar nossos líderes?

Será que eu não deveria ter ficado quietinha ao invés de escrever isso e ser crucificada?

Não sei, não sei... só o tempo dirá.


30 comentários:

Anônimo disse...

Kika
não te conheço pessoalmente, mas sempre te vejo na igreja, e vc deu catequese para minha sobrinha. Parabens por falar uma coisa que eu tinha vontade de gritar! Obrigada pelo seu blog! Vc não vai ser crucificada, vai ganhar palmas, pelo menos as minhas!
Luciana

Anônimo disse...

Kika
não te conheço pessoalmente, mas sempre te vejo na igreja, e vc deu catequese para minha sobrinha. Parabens por falar uma coisa que eu tinha vontade de gritar! Obrigada pelo seu blog! Vc não vai ser crucificada, vai ganhar palmas, pelo menos as minhas!
Luciana

Luciana disse...

Kika
não te conheço pessoalmente, mas sempre te vejo na igreja, e vc deu catequese para minha sobrinha. Parabens por falar uma coisa que eu tinha vontade de gritar! Obrigada pelo seu blog! Vc não vai ser crucificada, vai ganhar palmas, pelo menos as minhas!
Luciana

Andréa Henrick disse...

Sou sua fã, Kika!

Anônimo disse...

Também concordo com tudo!!!! Kika, eu te amo!

Anônimo disse...

Kika, vc e fantástica! Parabéns pela coragem de dizer muito do que gostaríamos de dizer e muito que precisamos escutar. Bjo grande , Joana Farnezi

Rosamaria Junqueira disse...

Seu texto tao verdadeiro me emocionou muito .Alem de tudo que ja foi dito sobre o Papa Francisco acho que ele trouxe de volta a alegria pra Igreja Catolica ! Obrigada Kika por sua palavras, beijos

Heloisa Lelis disse...

Kika, voce sempre especial!
Bjs Helo

Heloisa Lelis disse...

Kika, voce sempre especial!
Bjs Helo

Anônimo disse...

FALOU O QUE MUITA GENTE PENSA E TINHA VONTADE DE FALAR. PALMAS PARA VC KIKA!
FRED

Anônimo disse...

putz.... falou e disse, kikaaaaaaa!

Anônimo disse...

Kika, amiga, vc sabe que penso como vc, já conversamos tanto sobre isso, rsrsrsrss. Tb tenho as mesmas questões, mas lembre que nos servimos a Deus.
Dani

Anônimo disse...

Não, vc não deveria ficar quietinha! Lindas palavras. Também estou encantada com o Para Francisco pois sempre achei que a humildade é a maior virtude de um ser humano.
Abraços ,

BL

Anônimo disse...

BOM DIA KIKA,
Sempre quis chamá-la assim, Kika, como se fossemos grandes amigas, desculpe-me a prepotência, mas é assim que me sinto, gosto muito do seu blog, leio diariamente pela manhã, gosto de sua inteligência crítica e verdadeira, me identifico muito. Parabéns pelas palavras penso assim, concordo com Você e com seu questionamento e a admiro por escrever o que muitos não conseguem expressar.
Lu ALberton

Daniel disse...

E agora ?? Será que ele mexeu em vespeiro ?? Será que os padres pops, celebridades, vão dar um passo atrás ?? Será que vão sair de suas confortáveis igrejas e ir até as comunidades ?? Será que vão abdicar de seus carros e irem de onibus até os locais mais pobres ?? E agora ??

Lais Lopes disse...

Kika sempre especial com sábias palavras!!!
Beijos

Anônimo disse...

Kika
seu muito bem do que vc está falando. Penso a mesma coisa. Tenho vontade de colocar minha assinatura embaixo do seu belo post. E tenho vontade de responder para vc: se a nossa igreja não mudar, então eu vou mudar de igreja.
Mônica

Clo disse...

Minha querida Kikota,

Amo tudo que você fala! Tão sensível e tão sensata! Concordo plenamente com suas palavras! Como torço para que conseguissemos fazer tudo isso! Parabéns pela coragem de dizer tantas verdades, principalmente você, que é uma pessoa que está bastante envolvida na igreja!
Beijo amiga.

Anônimo disse...

Kika, kika, kika...
vc resumiu o que tudo mundo ficou pensando com a passagem do papa. Alguns padres, o do São Bento por exemplo, deveriam ler o seu blog e ver o que muitos catolicos estão pensando. Só que nem todos tem a coragem que vc teve. Parabéns.

Anônimo disse...

Ainda bem que vc nao ficou quieta e escreveu isso tudo num espaco onde muita gente precisa escutar isso e ver os verdadeiros valores da vida! Salva de palmas pra vc!!!!

MARINEZ disse...

MUITO SENSATA KIKA, CONCORDO COM VOCE EM ABSOLUTAMENTE TUDO.
BJS

Anônimo disse...

Kika, vc tem um discernimento admirável. Parabens pela reflexao tão madura. O Papa Francisco chegou numa hora muito especial p repensarmos nossos valores e voltarmos ao que realmente importa - o amor ao próximo, a solidariedade, a família e o respeito. ADOREI, Kikita. Besos, Ale

Anônimo disse...

kika querida, o tempo vai dizer que tá lotado de padres, principalmente na zona sul de BH precisando muito ler o seu blog e vê se tocam que eles são padres e tinham que dar o exemplo do mesmo jeito que o santo papa fez.
beijo e parabéns pelo post, porque eu sempre te vejo participando das coisas da igreja.
Cacau

Malisa disse...

Oi Kika, pra variar "siamesas" . Assino em baixo e digo mais...esse papa nao é pop ele é iluminado! Emocionada côn. Cada atitude dele na JMJ.

samaritana disse...

corajosa você, minha filha.

Anônimo disse...

Padre e Bispos não são príncipes disse Fancisco, por isto mesmo que tal viverem como Francisco? Que nossos Padres e Párocos, meditem muito, muito sobre a mensangem do Papa. Que vejam, a entrevista fantástica no Fantástico ( até que enfim )do jornalista da Globo News onde o Santo Padre fala com firmeza sobre o que é ser Igreja, como a Igreja deve se comportar no nossos dias e muito mais. Amém para todas as falas, atitudes e o comportamento de Francisco, amém.

Anônimo disse...

Não, vc não devia ter ficado quietinha. Vc falou o que tudo mundo pensa, kika e mandou o seu recado.
Será que nossos padres vão ler isso? Isso é o que me pergunto. Espero que sim.

TETÊ TERENCE disse...

Parabéns KIKA, adorei as suas palavras, o seu jeito humano e simples de falar. O MUNDO precisa de ACOLHIMENTO!!! PARABÉNS!!!!! TETÊ TERENCE.

TETÊ TERENCE disse...

Parabéns KIKA, adorei as suas palavras, o seu jeito humano e simples de falar. O MUNDO precisa de ACOLHIMENTO!!! PARABÉNS!!!!! TETÊ TERENCE.

Anônimo disse...

As Igrejas dos bairros ricos, como São Bento, Cidade Jardim, Belvedere, deverão ser as primeiras a seguir o exemplo do Santo Padre. Mais modéstia, humildade, simplicidade vão fazer muito bem.