Bom Programa / Férias



Nós, mineiros, não sabemos o tesouro que temos. Ouro Preto. Patrimônio Cultural da Humanidade.

É inacreditável, mas conheço belo horizontinos que nunca foram a Ouro Preto! Nunca levaram os filhos ao  Museu da Inconfidência, entraram na Casa dos Contos ou andaram pelas ladeiras centenárias. Me desculpem, mas de que adianta conhecer a Disney se não se conhece a própria história? Pronto, falei.






Não que eu não goste de Tiradentes, adoro, mas Ouro Preto não tem comparação. Ouro Preto transpira história. É imponente, nobre. Foi construída com sangue, suor e lágrimas. Faz parte do nosso passado.

Sou apaixonada por Ouro Preto. Sempre que posso vou pra lá. Este mês, está acontecendo na Casa de Cultura a exposição Cabeçario de Ronaldo Mafra. Não dá para não ir.








Bom programa:

Ouro Preto fica pertíssimo, são 100 km de BH. A estrada é tranquila e bonita.

Se você sair de casa as 10:00, as 11:00, já chegou lá. Antes, no caminho, não deixe de parar no Atelier do Paulo Rogério,  onde se encontram as mais bacanas cerâmicas Saramenhas. Compre duas ou três e coloque no seu aparador. É de uma elegância incrível.

Pessoalmente gosto de ficar na Pousada Mondego. Adoro a localização, e a decoração totalmente de época, com móveis antigos autênticos é um deleite para quem gosta. E o café da manhã é um paraíso para a gula (meu marido ama!). Não é barata (e não dá para levar criança), pelo contrário, mas se você quiser entrar no clima histórico, é a melhor.










Coloque um tênis ou sapatilhas, um chapéu e não esqueça a máquina de retrato! Depois de apreciar a pousada, comece a conhecer a cidade. Ande, ande, ande. Entre em todas as igrejas, vielas, ruas e becos. Ouro Preto é um museu a céu aberto. Repare nos detalhes, na arquitetura, nos muros, nas portas. E tente imaginar como era vida naquela época. Isso é conhecer a história. Entre no Museu da Inconfidência e no Museu do Oratório. Uma maravilha.


Depois de tanto andar, já deu fome. Desça em direção a Casa dos Contos e almoce no Paseo. Escolha a mesa no jardim. Não parece que você está em 2013. Peça o bife de chourizo e levante a mão para o céu! 











Satisfeito, siga para a Casa de Cultura. Sobre as ruínas do antigo casarão incendiado, foi construída um sala de exposição, um café e uma livraria. Ronaldo Mafra está com a mostra Cabeçario. Bem bacana. Aprecie com calma e desça até o café. Peça o café coado duplo com pão de queijo, afinal você é mineiríssimo, e depois vá até a livraria. Escolha livros sobre a cidade e leve para enfeitar a sua mesa de centro. Um luxo!












À noite, dependendo da companhia, você pode jantar no Café Geraes. Desça para o porão que fica bacanérrimo a luz de velas. Se não tiver lugar, aguarde, vale a pena. Volte andando na noite fria, e imagine que você vive em 1800, que passavam carruagens naquelas ruas, que a história acontecia bem ali. Um exercício para imaginação!












No dia seguinte, tente ir à missa em uma das várias igrejas. É emocionante. Almoce no Bené da Flauta e aprecie a vista do pátio da Igreja.

Termine o dia agradecendo a Deus o privilégio que é ter uma cidade como Ouro Preto bem do nosso lado!










Ah, sim, e se você quiser companhia, para ir de novo, pode me chamar! Vou correndo!








8 comentários:

Malisa disse...

Assino em baixo! O passeio de trem Ouro Preto/Mariana também é bem bonito! Nesse climinha invernal é perfeito pra tudo: fim de semana com crianças, a dois ou com amigas para garimpar umas pecas mineiras. E quanto a conhecer a Disney e não conhecer nossa história é o que mais tem nessa sociedade alienada!!!!

Anônimo disse...

Kika, eu vi seu filho na Disney...

Kika Gontijo disse...

Malisa querida,
por isso somos praticamente ''siamesas''!!!
Beijos carinhosos!

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido,
eu não disse que não podemos ir à Disney!!!! Tá louco??? Disse que também é preciso conhecer a nosso história tanto quanto a do Mickey Mouse! E, sim, você viu meu filho na Disney, mas ele também adora Ouro Preto!
Beijos carinhosos,
Kika

Lais Lopes disse...

Kika,
Que roteiro, que programação...
Arrasou!!!!
Parabéns mais uma vez.
Beijos


Anônimo disse...

Kika,
Também concordo com você. Temos tesouros tão preciosos no Brasil que estão esquecidos.
Um beijo,
A anônima que sempre comenta

Anônimo disse...

Kika, adoro Ouro Preto, e na ultima foto do post, a casa branca com portas verdes, tenho uma foto super fofa desta casa. observe na porta do meio, tem um " buraquinho " bem junto ao chão, pois bem, visitando a cidade e passando por esta casa havia um cachorrinho residente apenas com a carinha neste buraquinho, observando os que por ali passavam, um fofo! Sil Lage

Flavinha disse...

Kikota! Temos que repetir aquela viagem a Ouro Preto que fizemos com nossos filhos! Samaritana não poderá faltar, aquela vez ela nos deu uma aula de história que o Rafael fala até hoje!!!