Ni jamais, ni toujours.



Patrimônio. Foi esse o título do livro do nosso último Clube do Livro.
E o que é um patrimônio? Para mim, são essas minhas colegas de Clube! Elas são meu patrimônio intelectual. Elas são inteligentes, vividas, sábias, engraçadas, sagazes.
 Em cada comentário, uma lição de vida.













O autor de Patrimônio, Philip Roth, é considerado hoje, o maior escritor vivo do mundo. Já publicou mais de 30 títulos e ganhou todos os prêmios literários que um escritor pode almejar.

Patrimônio descreve com delicadeza, humor e realismo a convivência de um filho com um pai doente. A história do próprio Philip e seu pai. A redenção de uma relação complexa, amorosa, difícil e tão delicada.








E delicada e amorosa também foram as belas declarações e ensinamentos desse clube. Depoimentos sinceros, simples, emocionantes, que nos arrancaram lágrimas, aplausos e nos fizeram pensar. Fui dormir quase de madrugada, de tanto que pensei!



Uma vez uma jornalista disse numa entrevista que ela aprendeu mais sobre a vida, em dois anos participando de um clube de leitura,  do que nos seus 55 anos. A mais pura verdade. 










Depois de lágrimas, sorrisos, abraços, docinhos, uma comida maravilhosa e um vinho divino, nossa noite terminou com uma sensação de ´´quero e preciso de mais´´.
São momentos como este que nos mostram que existe vida e pensamentos inteligentes neste mundo repleto de superficialidade onde queremos tanto fazer parte dele,  que esquecemos quem realmente somos. 
´´Tudo fica para trás, a começar por quem somos, e a certa altura indefinível acabamos por compreender parcialmente que o implacável antagonista somos nós mesmos´´, disse Philip em um de seus livros.










E no fim de tudo o que ficou? Como ensinou Manu Recoder: dans lá medicine comme dans l'amour, ni jamais ni toujour

E que venha agora Isabel Allende e o Amor! Mas que nosso Patrimônio continue intacto, vivo e presente em todos os nossos encontros!

Love you, meninas! Vocês são uma coisa!






21 comentários:

Anônimo disse...

Que belo depoimento Kika! Muito bom saber que existem mulheres como vocês, que se preocupam (ocupam) com o conhecimento e o autoconhecimento. Sabemos que esse não é o procedimento comum da classe alta brasileira, muito autocentrada ainda, egoísta, e especialmente fútil. Parabéns para vc e suas colegas de clube! Que sirva de exemplo para outras mulheres que ainda não descobriram o quanto a troca intelectual é enriquecedora! Esse aumento da cultura é a verdadeira riqueza que devemos todas correr atrás, não é mesmo!

Heloisa Lelis disse...

Kika, te amo! Bjs helo

Heloisa Lelis disse...

Kika, te amo! Bjs helo

Carina disse...

Kika
vou fazer aniversario dia 11 e pedi para o meu marido: sabe o que eu quero de presente? ser amiga da Kika do blog! KKKKKKKKK ! ele não entendeu nada! Vc é 10! e seu blog tb! beijos!!!
Carina alvarenga

Mariana Fonseca disse...

Nosso Clube é o melhor do mundo. A troca de experiência, os livros, as declarações, confidências e revelações tornam a nossa vida repleta, plena, enche a alma e alimenta o espírito. Obrigada minhas amigas!!!

Mariana Fonseca disse...

Nosso Clube é o melhor do mundo. A troca de experiência, os livros, as declarações, confidências e revelações tornam a nossa vida repleta, plena, enche a alma e alimenta o espírito. Obrigada minhas amigas!!!

Deborah disse...

Kika, você soube sintetizar de forma muito fiel o que foi o nosso último encontro!
Belo, enriquecedor e muito edificante!!!
Não troco por nada.....e obrigada por ser membro dele.
Bjs, Deborah

Anônimo disse...

" Se você tem um jardim e uma biblioteca, você tem tudo o que precisa na vida" já dizia Marco Túlio Cícero. Parabéns Kika, vc é nota 1000! Nao sabia que Aninha fazia parte do clube, ela é prima do meu pai, mulher sabia e super delicada! Bjo, Joana Farnezi

Anônimo disse...

Kika,
Você sintetizou com maestria o que foi a nossa ultima reunião !
Deborah completou ,usando o adjetivo que não me sai da cabeça:edificante!
Meu carinho para todas vocês!
Um beijo,
Maria Eugenia

Anônimo disse...

Kika, você é uma inspiração ! Há muito, muito tempo, tempo mesmo, buscava uma atividade prazerosa e diferente, algo que me divertisse, como um hobby e alimentasse minha alma !
Acompanhando o blog conheci seu Clube do Livro... Pensei: É isso !!! Amo ler!!
Só precisava encontrar o meu grupo.... Demorei, mas encontrei, de forma inesperada, com pessoas inesperadas, o que deu mais sabor a essa nova aventura !
Assim, quase sem querer ele está tomando forma, todas iniciantes, com vontade de compartilhar, conhecer coisas novas, novos pontos de vista!
Obrigada pela inspiração !!

Manu Recoder disse...

Simplesmente amo esses encontros!!! Eles limpam e aquecem a minha alma!!! E kikita, a frase é dans lá medicine comme dans l'amour, ni jamais ni toujour

Anônimo disse...

"La médecine est comme l´amour, ni jamais et ni toujours"
Verdade absoluta.

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido primeiro!
Muito obrigada pelos elogios!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Helô querida, nosso patrimônio!
Eu também te amo!

Kika Gontijo disse...

Carina, querida!
Parabéns adiantado!!! E não se preocupe com o presente, sabe porque?
Porque já somos amigas! Ainda que virtualmente, nos encontramos todos os dias, trocamos ideias (eu posto, você comenta) e você sabe que pode me chamar a qualquer hora do dia e da noite ( é só entrar no blog!)!
Não é maravilhoso?!
Beijos super carinhosos de sua BFF,
Kika

Kika Gontijo disse...

Obrigada à você, Mari, minha amiga, por abrir a sua casa e seu coração!
Beijos enormes!

Kika Gontijo disse...

Déborah, querida!
Eu é quem agradeço você ter querido participar!
Beijos carinhosos!

Kika Gontijo disse...

Joana!!!!
Também acho! Quem tem um livro, nunca, jamais, está sozinho!
E Aninha foi uma bela aquisição para o nosso Clube!
Beijos!!!

samaritana disse...

Nossa reunião foi não só edificante mas uma grande lição de como viver as alegrias e tristezas inerentes da vida. Nosso clube do livro deveria chamar a partir desta semana PATRIMONIO. Obrigada a todas.

Flavinha disse...

Concordo com a Samaritana! E no proximo irei sem falta!!!

Mariana Fonseca disse...

Querida Kika e queridas amigas do Clube,
Abrir minha casa para vcs é o meu maior prazer, vcs enchem a minha vida de alegrias e tornam a minha casa mais completa. Já falei e repito, faz parte da minha cura e devo isto a vcs para sempre.
Ah e a casa não é minha e sim nossa!!! NNao me tirem NUNCA este prazer!!!