Tribunal

Eu tenho uma amiga que é genial. Inteligente e articulada. Outro dia ela me disse que a coisa que mais detesta é quando numa roda, no auge de um caso, uma amiga põe a mão no peito, revira os olhinhos e fala ''ah, gente, eu não julgo ninguém.'' Como se todas as outras pessoas fossem juízes terríveis, prestes a cometer uma injustiça!
Quase dei um grito! Eu também tenho horror desta frase! Que bobagem! Julgamos tudo e todos 24 horas por dia! Julgamento é uma avaliação de um fato, pessoa ou coisa, onde pesamos os prós e os contras e os classificamos na nossa escala de valores. Julgamos nosso comportamento, o da amiga, do marido, dos pais. Julgamos nosso aspecto no espelho, nosso corpo, o mundo, nossas ações e as dos outros. Toda hora. Isso faz parte da condição humana.  Obviamente, avaliar não quer dizer em momento algum condenar. Quer dizer ter um olhar crítico para o que acontece a nossa volta. Quer dizer ter a capacidade de analisar um fato, acontecimento ou pessoa e com isso, aprendermos com seus erros e  acertos. Simples assim.

Ah, sim, e geralmente a amiga que ''não julga ninguém'' é a que deu início à conversa... podem reparar.





11 comentários:

Mariana Fonseca disse...

ADOREI!!! Concordo e assino embaixo, um bom julgamento pode ser esclarecedor em muitos aspectos inclusive os que fazemos de nós mesmos. Eu por exemplo me julgo o tempo inteiro e aproveito para melhorar.O julgamento faz parte da essência do ser humano.

Anônimo disse...

kakakakaka! vou copiar e mandar para minhas ''amigas'' que acham que não julgam, mas são as primeiras a apontar o dedo. Amei kika, como sempre, vc é tudo! beijo grande!
Carol

Anônimo disse...

Boa! Julgamos, analisamos e qualificamos o tempo todo! O que não significa (necessariamente!) desejar mal a outrem.

Anônimo disse...

Já discuti com uma amiga por causa disso. Geralmente os que "não julgam ninguém" e adoram proclamar isso, são os que mais julgam!

Malisa disse...

Kika,

Concordo em gênero, número e grau. As pessoas não sabem diferenciar: julgar e respeitar, você (no caso: eu, rs)julga o tempo e pode até não concordar com a situação, atitude, pessoa, etc, masssssssssssssss... respeita, cada um é cada um. E chega de hipocrisia!!!!

Karina disse...

Realmente julgamos o tempo todo e concordo que isso e humano. Faz parte da vida mesmo nos avaliarmos e avaliarmos as pessoas e suas atitudes.
Mas temos que ter cuidado pq nesses momentos costumamos achar que nos estamos certas e que as pessoas precisam pensar e agir como nos!!!
Esse e o perigo do julgamento, Nao aceitar as diferenças !!!!!

Anônimo disse...

"Quem és tu que queres julgar, / com vista que só alcança um palmo, / coisas que estão a mil milhas?"
Dante Alighieri
Sem mais!!!!

Anônimo disse...

Tbem acho que julgar ta dentro de não aceitar a diferença e por isso não acho o mais saudável ...

Anônimo disse...

Acho julgar desnecessário, podemos viver sem, êh questão de treino mental, mas entendo o sentimento quando alguém que incita o julgamento posteriormente dz não julgar... Seria hipocrisia ...

Lu Alvarenga disse...

kika, seu blog é reamente diferenciado. eu tb passo ferias em cabo frio e sou super criticada, e adoro o latino! rsstststs e tb acho que julgar não é condenar e sim, fazer uma avaliação e tb acho que sempre a que fala que não julga é que SEMPRE julga, mesmo que não fale.
beijo e feliz 2013. E continue a nos inspirar sempre com sua inteligencia e seu super bom gosto!
Luciana Alvarenga Perez

Anônimo disse...

o julgar é a resposta do cérebro ao ver. vemos, o feio, o bomito, o engraçado , o triste. o que faz a diferença entre as pessoas é o julgamento e o preconceito.