Doris Duke



Doris Duke, foi, até a sua morte, a mulher mais rica do mundo.
Única filha do magnata americano, James Buchnan Duke, Doris herdou, aos 12 anos de idade, com a morte do pai, uma fortuna. 
Tão grande, mas tão grande, que a corte americana liberou a herança em etapas: Doris recebia  U$100 milhões de dólares por ano.















Um exemplo clássico de  que de que o só o dinheiro  não traz felicidade, Doris não teve uma vida feliz.

Com tantos interesses à sua volta, foi uma adolescente solitária e angustiada. 
Implorou aos diretores de suas empresas para que pudesse trabalhar. Em vão. Foi então que para espanto da sociedade, Doris se alistou com voluntária durante a Segunda Guerra Mundial e foi trabalhar numa cantina do exército. Ela disse depois que foi um dos melhores dias de sua vida.









Casou-se com o playboy americano, James Crownell. Um casamento difícil e tumultuado. Tiveram uma filha, Arden, que morreu dias depois do parto.

A separação veio a galope e Doris se refugiou no seu paraíso no Havaí. Uma casa deslumbrante, construída num penhasco, debruçada sobre o mar. Decorada com o que havia de mais luxuoso nos palácios orientais, Doris chamava o lugar de Shangrilá. Era o seu paraíso. Talvez o único.
Ela amava o Havaí. Se misturava aos nativos, surfava, plantava, se divertia. O livro Shangrilá tem fotos maravilhosas da casa, que foi totalmente conservada.



















Foi então que conheceu outro bon vivant, Porfirio Rubirosa. Bonito e sedutor, Porfirio encantou a herdeira.  Casaram-se logo. E claro, separaram-se logo depois. 
Sua fortuna era tão grande, que seus casamentos eram acompanhados de perto pelo Departamento de Estado americano, que tinha medo que seus maridos usassem o dinheiro para fins políticos.










Doris passou os últimos anos de sua vida, entre Shangrilá e sua casa de Newsport ao lado do amigo e mordomo Bernard Lafferty. A história dessa polêmica amizade está no excelente filme Bernard and Doris, onde Susan Sarandon interpreta magistralmente a milionária solitária.


Doris Duke morreu aos 74 anos, sozinha, e suas cinzas foram jogadas no mar do Havaí e em frente a sua casa de Newport. Deixou boa parte de sua fortuna para as instituições de caridade que ela mantinha.


Bernard Lafferty foi o testamenteiro de uma fortuna sem herdeiros diretos.

Na cultura americana, Doris é chamada de a Pobre Menina Rica. Talvez, com razão.












5 comentários:

Anônimo disse...

O MELHOR BLOG O MUNDO.
SE TIVER OUTRO PARECIDO ME CONTEM QUE NÃO CONHEÇO.

Anônimo disse...

Adorei!! Irei correndo pegar o filme. Otima dica para o final de semana. Bjs e bom final de semana. Chris Gontijo

Anônimo disse...

quando eu ia fazer o comentário, o anonimo já falou tudo: parabéns kika, vc além de fazer e escrever o melhor blog do mundo, tb é chique e inteligente. Adoro o seu blog. Minha leitura diária.
Maria Eny

Fabia disse...

Kika que triste,nossa cortou o meu coracao...enfim adoro o seu blog es uma pessoa que gostaria de conhecer pessoalmente,um bjo Deus lhe abencoe.
Fabia.

Anônimo disse...

Ηi thегe, I геad your blogs ԁailу.
Yοur wrіting style is awesоme, keep up the good
work!
Review my web blog [url=http://www.allplan-usa.com/]silkn sensepil review