Sophia, Rihanna, o vestido e a bronca

Uma leitora assídua e querida do blog me ligou brava para me perguntar porque eu gosto de Sabrina Sato e não das Kardashian e se eu achei mesmo a Rihanna  linda com aquele vestido:

Claro que eu achei! Lindaça. O que queriam que ela usasse? Um tailleur até o joelhos? Um vestido rodado de babados, com sapatinho boneca?
Não estou dizendo que ela estava elegante. Disse que ela estava  uma gata! Existe um enorme diferença.
Rihanna quando usou aquele  vestido preto decotadérrimo  estava à vontade! Era a praia dela! Rihanna é sexy e não quer ser outra coisa.  Periguety, pode ser. Vulgar?  Também. Mas era ela. Ela estava segura com aquele decote.  Uma segurança que se tem quando se está satisfeita com a própria pele. Como se a roupa dissesse:´´eu sou isso aí.´´
É isso que faz uma mulher atrair os olhares e ficar linda. Ah, sim, porque lindeza  é muito subjetivo. O bonito para um é horrível para outro.

 E porque eu gosto da Sabrina Sato? Pelo mesmo motivo. Sabrina não tem a menor pretensão de ser chique ou refinada. Ela é gostosa, boazuda, simpática. Sa- sato é do povo, é da galera, é da Geral.  E ponto.

Já Kim Kardashian  me passa a sensação de não ser ela. De estar sempre representando, tentando ser algo que ela não é. Como se se encher de griffe a fizesse ser algo diferente. Como se ser chique fosse mais importante do que ser sexy.  Talvez se ela, que não é feia de jeito nenhum, assumisse o lado gostosa-de -ser, ficasse melhor.

Sophia Coppolla é linda e estilosa porque usa o que é a cara dela. Já pensou Sophia com o vestido da Rihanna? Ou vice-versa? Já pensou Sa- Sato de tailleurzinho de tweed, colar de pérolas e sapato baixinho?


Na verdade acho que isso tudo tem a ver  com effortless, a falta de esforço, ser o que se é sem ter que fazer força.
Não importa se é feia, bonita, magra, gorda, rica, pobre, negra, branca, discreta ou exagerada, chique ou vulgar. É uma questão de estar resolvidíssima com o que se é. Quer isso agrade o outro ou não.



E como  adoooooro uma lista, segue a minha das que me passam a sensação de que se esforçam para se encaixarem num tipo, seja ele qual for. Uma absoluta falta de estilo.










E minha lista das que me passam a impressão de que estão seguras de si, não importa como se vistam:









5 comentários:

Mariana Fonseca disse...

Concordo em gênero número e grau e ainda acrescento na segunda lista: Fernanda Montenegro, Meg Ryan, Diane Keaton, Danuza Leão e muitas outras.
Bjs, Mariana

Anônimo disse...

Suuuuper concordo! Inclusive algumas que querem parecer Lala rudge! Kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Adorooooooo!!! Vc sabe como ninguém expressar o que muitas mulheres nao entendem! Ou melhor só querem saber de grifes e aparecer! Esquecem q nos mulheres precisamos dessa tal segurança q nos faz ousar! Usar o q nos faz bem nao o q esta só na moda! To cansada desses blogs onde basta ter dinheiro, se encher de grifes E ta tudo lindo! Tem q ter estilo charme! E Kika vc cada dia me deixa mais admirada por tudo q escreve e mostra! ADOROOOO!
Ana Carolina Lawall fiel seguidora.

Sônia (ateliê Sônia enxovais) disse...

Concordo, e adoro suas listas,seu blog,e você,mesmo sem conhece-la.modestia a parte me incluo neste time q. é o q.é, "assume". É esta a palavra"assumir" não tentar ser o q. não é, fica falço. Tem q. se ter identidade,não só a "carteira". E aí a pessoa se destaca, pode ser pelo "bom"ou "mal"gosto, mas há q. se ter um estilo .

Anônimo disse...

Gostei muito do seu post.Achei muito coerente e corajoso.