Kika pensa

O tititi no mundo da decoração é a polêmica matéria de uma revista especializada, onde as grandes mostras de decoração, Casa Cor e Morar Mais são defenestradas.
A matéria é muito bem escrita e levanta a questão de que as mostras estão enfadonhas, comuns, sem criatividade, cansativas.

Como já participei mais de uma vez de ambas, posso falar: concordo ipsis  litteris.
Para quem participa, como profissional,  as mostras são extressantes e caras. E cada vez mais o retorno efetivo é pequeno. Além disso as exigências comerciais nos limitam e cerceiam a criatividade. O que mostramos não é exatamente o que queríamos, mas sim o que o mercado exige.   E também é verdade que os grandes decoradores não querem mais saber de mostras, preferem outros veículos de marketing. Tudo isso a matéria reitera com perfeição.

Por outro lado, as mostras movimentam o mercado e são uma vitrine para os profissionais que estão começando e querem apresentar o nome e o trabalho. E até então, não existia um holofote melhor para isso do que Casa Cor e Morar Mais.

Talvez seja o momento de revermos o conceito de mostras e não simplesmente acabar com elas. Uma polêmica que merece ser discutida.

E voçês, que são o público,o que acham?




10 comentários:

Anônimo disse...

GENIAL! É ISSO MESMO KIKA! FUI NA CASA COR E ACHEI BOBA E TUDO IGUAL.
CANSEI DISSO! OTIMO POST. E OS DECORADORES BONS NÀO ENTRAM MESMO, HAJA VISTO O CARICO E A PINHEIRO.
FUI

samaritana disse...

As primeiras ¨Casa Cor¨ derivadas da Casa Foa Argentina, tinham o propósito beneficente. Assim profissionais eram convidados e tinham toda a liberdade para criarem ambientes criativos e de bom gosto... Passado um tempo, as mostras se tornaram meramente comerciais. Os donos da marca investem esperando um retorno imediato. Assim apareceram os patrocinadores que obrigam os profissionais a usarem seus produtos. Cerceados pelas marcas obrigatórias está acontecendo que voces estão vendo.
Quando uma famosa marca de televisores era patrocinadora, em todos os ambientes havia uma Tv, não importanto ser corredor, área de serviço, etc. As mostras deixaram de ser mostras e se tornaram lojas.

Adriana disse...

Eu gostei muito do Morar mais, mas confesso que não vi nada diferente, super bacana, ou que eu amasse. Apenas gostei. O seu ambiente estava muito bonito. Mas aquela estante é para poucos ambientes.

Anônimo disse...

Voçes?!? Kika dessa vez vc se superou!!!

Anônimo disse...

Morar mais nunca fui. A Casa Cor deveria ser uma fonte de inspiração para público e outros decoradores. Mas isso só acontece com gente criativa, ousada, livre para criar... Antigamente ficávamos ansiosos pela estréia de uma Casa Cor, hoje nem vamos mais... Enfadonha...

Roy Dias disse...

Kika,
neste ano fui nos dois eventos e gostei mais do Morar Mais, achei mais "usável" e mais próximo da realidade (alguém aí tem guarda-roupa com controle remoto???). Como usuário, vi várias opções de decoração que nem imaginava que já existia (revestimentos simples e baratos).
Beijos,
Roy
PS: VOCÊ não tem cedilha (kkkk... não pude deixar passar)

Anônimo disse...

Samaritana, perfeito comentário... é uma pena!!!

Anônimo disse...

Já que te corrigiram no cedilha de você, vou aproveitar para te dizer que o correto é ipsis litteris, expressão latina que significa "pelas mesmas letras "

Anônimo disse...

Kika concordo com tudo. Eu sei que vc participou do morar mais, mas vou te contar, casa cor e morar mais estavam péssimos. Nunca mais vou em nenhum dos dois. E kika, vc náo precisa mais participar de morar mais! bjs

Cris Pereira disse...

Tô curtindo seu blog mas, please, vai lá na última linha desse post e corrige o erro (esse doeu) - "vocês" não é com cê cedilha, né...