F Scott Fitzgerald

Não posso dizer que F Scott Fitzgerald seja um dos meus autores preferidos, porque só li dois de seus muitos livros. Mas os dois estão na minha lista de Grandes Livros.


''O grande Gatsby'' é um clássico do tipo, ''não deixe de ler antes de morrer''. Mas também é um dos pouquíssimos casos onde o filme é melhor do que o livro. E é muitoooo melhor.
Dirigido pelo genial Francis Ford Coppola, tem Robert Redford, lindo e sedutor com Jay Gatsby, Mia Farrow como Daisy, e um cenário e figurinos deslumbrantes. Dizem que o fato de o próprio Fitzgerald ter ajudado no roteiro foi o que o fez ser tão parecido com o livro. Coppola disse que foi como se Fitzgerald ''tivesse escrito o filme''.




''Suave é a noite''  foi escrito quando Elza, a mulher perturbada de Scott, tinha saído de uma clínica psiquiátrica (no filme ''Meia Noite em Paris'', onde o casal aparece, dá para perceber o desequilíbrio de Zelda e como ela enlouquecia o marido).
 Quase uma biografia do relacionamento dos dois, e uma lição de como uma pessoa pode simplesmente massacrar a vida de outra, ainda que haja amor.
O livro ganhou as telas, mas é fraco e não tem nem metade da intensidade do livro.
Entre os dois, prefiro ''Suave é noite'' como livro e ''O grande Gatsby'' como filme.
Dois clássicos do cinema e da literatura que nenhuma lalá de bom gosto pode deixar de ter em casa.




Um comentário:

Anônimo disse...

Fnac, ai vou eu....
Li o post de cabo a rabo, kkkkkk
Te adoro!!!!!!!