Fim de semana em Ouro Preto

Este fim de semana fui a Ouro Preto assistir ao fime da escultora Leda Gontijo. O filme foi exibido na Casa de Cultura Guinhard, que fica na rua da Direita. Aliás, um belo espaço, que foi todo restaurado recentemente. Sem querer comparar, mas já comparando, Tiradentes é uma cidade charmosa, mas Ouro Preto é monumental, emocionante.

Fomos ao Museu do Oratório, e cheguei a conclusão que quem não sabe compartilhar a arte, não deveria colecioná-la. Já pensou se a Angela Gutierrez ,que doou todos os oratórios para o museu, ainda os tivesse guardados em sua casa? Grande Angela, essa é craque!!!

O Museu da Inconfidência foi todo reformado, está um espetáculo! Foram instalados películas nas janelas para barrar o sol, a iluminação foi toda refeita, todo o acervo foi acondicionado em painéis de vidros e aço, e o que mais me chamou a atenção, foi o preparo dos funcionários para nos orientar. No anexo do Museu, estava uma pequena exposição(pequena, mas interessantíssima) de leques antigos. Como pequenos objetos, aparentemente sem valor cultural, consgue contar a história de cada época? Vá e veja. Depois me conte.

Na Casa de Cultura de Tiradentes estava a exposição de Amilcar de Castro. Não sei o que me emocionou mais: se a beleza da obra do artista ou a arquitetura do novo prédio. De tirar o chapéu. E tudo organizado, sinalizado, limpo. O espaço ainda conta com computadores, café e livraria. Precisa mais?

O restaurante da família Trópia, que fica ao lado da Casa Guinhard, é um capítulo á parte, com decoração charmosa e criativa, ambiente aconchegante, bom atendimento, e comida de primeiríssima! Vcs não vão acreditar, mas almoçamos e jantamos lá todos os dias!!! Pode??!!

Penso que o maior desafio do prefeito da cidade seja atender as necessidades de uma populaçao numerosa, que precisa de hospitais, escolas, praças, quadras, etc, com a obrigação de preservar uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Estamos torcendo para que consiga!

Enfim, um ótimo programa de fim de semana, já que Ouro Preto fica a 1 hora de BH.

Nenhum comentário: